Jeremias, 38

Bíblia Ave Maria

19 “Temo os judeus” – replicou o rei Sedecias – “que já se aliaram aos caldeus, e que me maltratarão se a eles for entregue.”




Versículos relacionados com Jeremias, 38:

Jeremias 38 narra o momento em que o profeta é preso e jogado em uma cisterna por causa de suas profecias contra a cidade de Jerusalém. Ao longo do capítulo, Jeremias é resgatado por um etíope e tem uma conversa com o rei Zedequias, onde ele reitera sua mensagem de que a cidade seria tomada pelos babilônios. Seguem abaixo cinco versículos relacionados com os temas abordados em Jeremias 38:

2 Reis 25:4: "A cidade foi invadida, e todos os soldados fugiram de noite pelo caminho da porta entre as duas muralhas perto do jardim do rei" Este versículo descreve o momento em que Jerusalém é tomada pelos babilônios, confirmando a profecia de Jeremias.

Jeremias 32:3: "Zedequias, rei de Judá, o mandou prender e perguntou-lhe: «O Senhor não lhe falou, dizendo: "Vou entregar esta cidade nas mãos do rei da Babilônia, que a tomará?"»" Este versículo mostra como Jeremias é preso e levado perante o rei Zedequias, a quem ele já havia profetizado a queda da cidade.

Jeremias 21:4-7: "Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Eis que virarei contra vós as armas de guerra que estão nas vossas mãos, com as quais vós pelejais fora dos muros, e ajuntarei no meio desta cidade todos os vossos inimigos. Eu mesmo pelejarei contra vós com mão estendida e com braço forte, com ira, furor e grande indignação. Ferirei os habitantes desta cidade, homens e animais; morrerão de grande pestilência." Esses versículos mostram a continuidade da mensagem de Jeremias, que prevê a queda de Jerusalém e a punição do povo pelos seus pecados.

Jeremias 39:18: "Eu livrarei você naquele dia, diz o Senhor; você não será entregue nas mãos dos homens a quem você tem medo." Esse versículo é uma promessa de Deus para Jeremias, que seria protegido durante a queda de Jerusalém.

Jeremias 52:7-11: "Então a cidade foi invadida, e todos os soldados fugiram de noite pelo caminho da porta entre as duas muralhas perto do jardim do rei, embora os caldeus estivessem em redor da cidade. E o rei fugiu pelo caminho da Arabá, mas o exército caldeu o perseguiu e alcançou-o nas campinas de Jericó. Todo o seu exército se dispersou e fugiu, deixando-o sozinho. Então prenderam o rei e o levaram ao rei da Babilônia em Ribla, na terra de Hamate, onde foi condenado." Estes versículos descrevem a queda de Jerusalém e a captura do rei Zedequias pelos babilônios, confirmando a profecia de Jeremias.


Chapters: