Jeremias, 29

Bíblia Ave Maria

20 Mas vós todos, exilados que deportei de Jerusalém para a Babilônia, escutai a palavra do Senhor:




Versículos relacionados com Jeremias, 29:

Jeremias 29 contém uma carta do profeta Jeremias aos exilados em Babilônia, na qual ele instrui o povo a buscar a paz e a prosperidade da cidade em que foram levados, mesmo que isso signifique viver lá por muitos anos. Ele também adverte os exilados contra os falsos profetas que lhes prometem um retorno imediato a Jerusalém. Os versículos relacionados aos temas abordados em Jeremias 29 são:

Ezequiel 11:16: "Portanto, dize: Assim diz o Senhor DEUS: Embora os tenha lançado para longe entre as nações, e embora os tenha espalhado pelas terras, contudo lhes servirei de santuário por um pouco de tempo, nos países para onde foram." Este versículo demonstra que Deus continua a cuidar do Seu povo, mesmo quando eles estão espalhados pelo mundo.

1 Timóteo 2:1-2: "Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranqüila e mansa, com toda a piedade e respeito." Jeremias instruiu os exilados a orar pela paz da cidade em que viviam, e este versículo reforça essa ideia.

Mateus 5:44: "Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem." O povo de Deus em Babilônia provavelmente se sentia ameaçado e perseguido, mas Jeremias os instruiu a buscar a paz e a prosperidade da cidade. Este versículo mostra que amar e orar pelos inimigos é uma atitude cristã.

1 Pedro 2:17: "Honrai a todos. Amai os irmãos. Temei a Deus. Honrai o rei." Este versículo exorta os cristãos a honrarem aqueles que estão em autoridade, mesmo que eles não sejam perfeitos. Os exilados em Babilônia foram instruídos a buscar a paz e a prosperidade da cidade, e isso incluía honrar as autoridades babilônicas.

1 Coríntios 7:20-24: "Cada um fique na vocação em que foi chamado. Foste chamado sendo escravo? Não te dê cuidado; mas, ainda que possas tornar-te livre, prefere antes usar bem a condição de escravo. Porque o que foi chamado no Senhor, sendo escravo, é liberto do Senhor; e da mesma forma o que foi chamado sendo livre, é escravo de Cristo. Fostes comprados por preço; não vos torneis escravos dos homens. Irmãos, cada um fique diante de Deus na condição em que foi chamado." Jeremias instruiu os exilados a se estabelecerem na Babilônia e a procurarem a paz e a prosperidade da cidade. Este versículo ensina que devemos permanecer onde Deus nos colocou e buscar honrá-Lo em nossa condição atual.


Chapters: