Jeremias, 22

Bíblia Ave Maria

4 Se obedecerdes fielmente a esta ordem, continuarão a passar pelas portas deste palácio os reis herdei­ros do trono de Davi, montados em carros e cavalos, com seus servos e seu povo.




Versículos relacionados com Jeremias, 22:

Jeremias 22 trata do julgamento de Deus sobre os reis de Judá, especialmente sobre Joaquim, que é condenado por sua má conduta e desobediência. Além disso, o capítulo também fala sobre a importância da justiça social e da misericórdia. Seguem abaixo cinco versículos relacionados com esses temas:

Salmos 72:1-2: "Dá ao rei a tua justiça, ó Deus, e a tua justiça ao filho do rei. Ele julgará o teu povo com justiça e os teus pobres com equidade." Este salmo é uma oração pelo rei justo e piedoso, que governa com justiça e misericórdia. O versículo se relaciona com Jeremias 22 ao enfatizar a importância da justiça no governo, em contraste com a conduta opressiva de alguns reis.

Isaías 1:17: "Aprendam a fazer o bem; busquem a justiça, acabem com a opressão. Lutem pelos direitos do órfão e defendam a causa da viúva." Este versículo do livro de Isaías exorta o povo de Deus a buscar a justiça e a combater a opressão, especialmente em favor dos mais vulneráveis da sociedade. O tema da justiça social é um elemento importante em Jeremias 22.

Jeremias 21:12: "Ó descendência de Davi, assim diz o Senhor: 'Pratiquem a justiça de manhã; libertem os oprimidos da mão dos opressores, para que o meu furor não saia como fogo e não possa ser apagado, por causa da maldade de vocês.'" Este versículo é semelhante em conteúdo e mensagem ao capítulo 22, enfatizando a importância da justiça e da libertação dos oprimidos. Ambos os textos também trazem a figura do rei como um agente importante para a realização da justiça.

Tiago 1:27: "A religião pura e sem mácula diante de Deus, o Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se isento da corrupção do mundo." O autor de Tiago também destaca a importância da misericórdia e do cuidado com os mais vulneráveis da sociedade. O versículo se relaciona com Jeremias 22, que destaca a necessidade de reis justos e piedosos que governem com compaixão e misericórdia.

Provérbios 29:14: "Se um rei julga os pobres com retidão, seu trono será estabelecido para sempre." Este provérbio destaca a importância da justiça social para a estabilidade do governo. O versículo se relaciona com Jeremias 22, que condena os reis opressores e injustos, e exalta a figura do rei justo e piedoso como aquele que traz bênçãos para o seu povo.


Chapters: