Ester, 4

Bíblia Ave Maria

1 Quando Mardoqueu soube o que se tinha passado rasgou suas vestes, cobriu-se de saco e de cinza. Em seguida, percorreu a cidade, dando gritos de dor.

2 Veio desse modo até diante da porta do rei, pela qual ninguém tinha o direito de passar com vestes de luto.*

3 Em cada província, em toda a parte onde chegavam a ordem do rei e seu edito, havia grande desolação entre os judeus. Jejuaram, choraram e fizeram lamenta­ções; e muitos se deitavam sobre o saco e a cinza.

4 As servas de Ester e seus eunucos vieram contar-lhe o que se passava, e isso lhe causou grande temor. Mandou roupas para revestir Mardoqueu, fazendo-lhe despir o saco de que estava coberto, mas ele não as aceitou.

5 Então, Ester, chamando Atac, um dos eunucos que o rei tinha colocado a seu serviço, encarregou-o de perguntar a Mardoqueu o que significavam aqueles sinais de dor.

6 Atac foi ter com Mardoqueu, que estava na praça da cidade, diante da porta do rei.

7 Soube dele tudo o que tinha acontecido e a quantia de dinheiro que Amã tinha prometido depositar no tesouro real, em troca da destruição dos judeus.

8 Mardoqueu lhe entregou também uma cópia do edito, publicado em Susa, para exterminá-los. Devia mostrá-la a Ester, para que ficasse informada de tudo e movê-la a ir ter com o rei para implorar sua graça e interceder junto dele em favor do povo.

9 Atac veio relatar a Ester as palavras de Mardoqueu,

10 mas a rainha mandou Atac responder-lhe:

11 “Todos os servos do rei e o povo de suas províncias sabem bem que, para quem quer que seja, homem ou mulher, que penetrar sem ser chamado na câmara interior do palácio, há uma lei real condenando-o à morte, exceção feita somente àquele para o qual o rei estender seu cetro de ouro, conservando-lhe a vida. E eis que são já trinta dias que não sou chamada à presença do rei”.

12 As palavras de Ester foram referidas a Mardoqueu, que lhe mandou responder:

13 “Não imagines que serás a única entre todos os judeus a escapar, por estares no palácio.

14 Se te calares agora, o socorro e a libertação virão aos judeus de outra parte; mas tu e a casa de teu pai perecereis. E quem sabe se não foi para essas circunstâncias que chegaste à realeza?”.

15 Ester mandou responder a Mardoqueu:

16 “Vai reunir todos os judeus de Susa. Jejuai por mim sem comer nem beber durante três dias e três noites. Eu e minhas servas também jejuaremos. Depois disso, apesar da lei, irei ter com o rei. Se for preciso morrer, morrerei”.*

17 Mardoqueu se retirou e fez o que Ester pediu.




Versículos relacionados com Ester, 4:

Ester 4 relata a angústia de Mardoqueu e de todos os judeus diante do decreto do rei assírio que autorizava a execução de todos os judeus. Ester, que é judia, é informada por Mardoqueu sobre a situação e encorajada a falar com o rei para interceder por seu povo. Abaixo estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em Ester 4:

Deuteronômio 31:6: "Sede fortes e corajosos; não temais, nem vos atemorizeis diante deles; pois o SENHOR, vosso Deus, é quem vai convosco; não vos deixará, nem vos desamparará." Assim como Mardoqueu encorajou Ester a ser corajosa, este versículo encoraja o povo de Deus a ser forte e corajoso, confiando que Deus sempre os acompanhará.

Isaías 41:10: "Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel." Esse verso é uma outra passagem que encoraja os crentes a não terem medo, confiando no poder de Deus para ajudá-los em todas as situações.

Filipenses 4:6-7: "Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplicas, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus." Esse verso mostra a importância da oração e da gratidão em tempos difíceis, e que Deus é capaz de nos trazer paz mesmo em meio à angústia.

Hebreus 13:6: "De maneira que, tendo o Senhor cuidado de nós, não temamos, pois, dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei o que me possa fazer o homem." Este verso reforça a ideia de que Deus é nosso ajudador e protetor, e que não precisamos temer nada que os homens possam fazer.

Salmo 34:4: "Busquei o SENHOR, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores." Este Salmo mostra como o salmista buscou a Deus em um momento de medo e angústia e foi ouvido e socorrido por Ele. Esse verso pode encorajar os crentes a buscar a Deus em oração, mesmo em momentos difíceis.


Chapters: