Eclesiástico, 2

Bíblia Ave Maria

1 Meu filho, se entrares para o serviço de Deus, permanece firme na justiça e no temor, e prepara a tua alma para a provação;

2 humilha teu coração, espera com paciência, dá ouvidos e acolhe as palavras de sabedoria; não te perturbes no tempo da infelicidade,*

3 sofre as demoras de Deus; dedica-te a Deus, espera com paciência, a fim de que no derradeiro momento tua vida se enriqueça.

4 Aceita tudo o que te acontecer. Na dor, permanece firme; na humilhação, tem paciência.

5 Pois é pelo fogo que se experimentam o ouro e a prata, e os homens agradáveis a Deus, pelo cadinho da humilhação.

6 Põe tua confiança em Deus e ele te salvará; orienta bem o teu caminho e espera nele. Conserva o temor dele até na velhice.

7 Vós, que temeis o Senhor, esperai em sua misericórdia, não vos afasteis dele, para que não caiais;

8 vós, que temeis o Senhor, tende confiança nele, a fim de que não se desvaneça vossa recompensa.

9 Vós, que temeis o Senhor, esperai nele; sua misericórdia vos será fonte de alegria.

10 Vós, que temeis o Senhor, amai-o, e vossos corações se encherão de luz.

11 Considerai, meus filhos, as gerações humanas: sabei que nenhum daqueles que confiavam no Senhor foi confundido.

12 Pois quem foi abandonado após ter perseverado em seus mandamentos? Quem é aquele cuja oração foi desprezada?

13 Pois Deus é cheio de bondade e de misericórdia, ele perdoa os pecados no dia da aflição. Ele é o protetor de todos os que verdadeiramente o procuram.

14 Ai do coração fingido, dos lábios perversos, das mãos malfazejas, do pecador que leva na terra uma vida de duplicidade;*

15 ai dos corações tímidos que não confiam em Deus, e que Deus, por essa razão, não protege;

16 ai daqueles que perderam a paciência, que saíram do caminho reto, e se transviaram nos maus caminhos.

17 Que farão eles quando o Senhor começar o exame?

18 Aqueles que temem o Senhor não são incrédulos à sua palavra, e os que o amam permanecem em sua vereda.

19 Aqueles que temem o Senhor procuram agradar-lhe, aqueles que o amam satisfazem-se na sua Lei.

20 Aqueles que temem o Senhor preparam o coração, santificam suas almas na presença dele.

21 Aqueles que temem o Senhor guardam os seus mandamentos, têm paciência até que ele lance os olhos sobre eles,

22 dizendo: “Se não fizermos penitência, cairemos nas mãos do Senhor, e não nas mãos dos homens”,

23 pois a misericórdia dele está na medida de sua grandeza.




Versículos relacionados com Eclesiástico, 2:

Eclesiástico 2 fala sobre a importância de perseverar na fé e na justiça, apesar das dificuldades e tentações que possam surgir ao longo da vida. O capítulo encoraja os fiéis a confiarem em Deus e a se manterem firmes em suas convicções, prometendo que aqueles que permanecem fiéis serão recompensados. Abaixo estão cinco versículos relacionados ao tema:

Salmos 34:19: "Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas." Este verso fala sobre como os justos podem enfrentar dificuldades em suas vidas, mas Deus sempre os livrará de todas as aflições.

Romanos 5:3-4: "E não somente isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança." Este verso destaca como as tribulações e dificuldades podem ajudar a fortalecer a fé e a perseverança dos cristãos.

Tiago 1:2-4: "Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes." Tiago exorta os cristãos a encararem suas provações como oportunidades para fortalecer a fé e a perseverança, levando à perfeição e integridade.

1 Pedro 1:7: "para que a prova da vossa fé, mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, redunde para louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo." Este verso destaca como as provações podem provar a fé dos cristãos e levá-los a serem recompensados com louvor, glória e honra.

Gálatas 6:9: "E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos." Este verso encoraja os cristãos a continuarem a fazer o bem, mesmo quando enfrentam dificuldades e provações, lembrando-os de que serão recompensados no tempo certo.


Chapters: