São Marcos, 2

Bíblia Ave Maria

21 Ninguém prega retalho de pano novo em roupa velha; do contrário, o remendo arranca novo pedaço da veste usada e torna-se pior o rasgão.




Versículos relacionados com São Marcos, 2:

São Marcos 2 apresenta diversas narrativas que enfatizam a autoridade de Jesus como o Filho de Deus. No primeiro episódio, Jesus cura um paralítico dizendo que seus pecados foram perdoados, o que causa indignação entre os escribas presentes. Em seguida, Jesus chama Levi para segui-lo, e janta na casa dele com outros publicanos e pecadores. Mais uma vez, os fariseus questionam a conduta de Jesus. Ele responde dizendo que veio para chamar os pecadores ao arrependimento e não os justos. Por fim, Jesus é questionado pelos fariseus acerca do jejum, e responde com uma metáfora sobre a impossibilidade de se colocar remendo novo em vestido velho.

Romanos 3:23: "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus." Este versículo ressalta a condição universal do pecado. Jesus ofereceu cura física ao paralítico, mas antes disso, disse que seus pecados estavam perdoados. Isso indica que a cura física é apenas uma manifestação da cura espiritual que todos necessitam.

Isaías 42:6: "Eu, o Senhor, te chamei em justiça, e te tomarei pela mão, e te guardarei, e te darei por aliança do povo, e para luz dos gentios." Jesus chama Levi para segui-lo e janta com pecadores e publicanos. Isso representa a inclusão de todos os tipos de pessoas em sua mensagem de salvação.

Lucas 5:31: "E Jesus, respondendo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os enfermos." Essa passagem reforça a resposta de Jesus aos fariseus sobre por que ele come com publicanos e pecadores. Ele veio para chamar os pecadores ao arrependimento, e não os justos.

Colossenses 2:23: "As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne." Essa passagem relembra a metáfora de Jesus sobre o remendo novo em vestido velho. Ele está mostrando que o jejum, como uma prática religiosa, pode ser ineficaz quando praticado de forma superficial, sem uma conexão verdadeira com Deus.

Mateus 12:8: "Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor." Este versículo reforça a autoridade de Jesus como o Filho de Deus. Ele usa essa autoridade para perdoar pecados, curar o paralítico e questionar a prática religiosa superficial dos fariseus.


Capítulos: