II Crônicas, 1

Bíblia Ave Maria

1 Salomão, filho de Davi, consolidou-se no seu reino. O Senhor, seu Deus, estava com ele e lhe deu muito poder.

2 O rei deu ordens a todo o Israel, aos chefes de milhares e de centenas, aos juízes e aos príncipes, aos principais chefes de família,

3 e todos com ele dirigiram-se ao lugar alto de Gabaon; pois é lá que se encontrava a tenda de reunião de Deus, que Moisés, servo do Senhor, tinha construído no deserto.

4 Quanto à arca de Deus, Davi a tinha transportado de Cariatarim ao lugar que lhe tinha preparado, pois havia preparado para ela um pavilhão em Jerusalém.

5 Encontrava-se também em Gabaon, diante do santuário do Senhor, o altar de bronze que Beseleel, filho de Uri, filho de Hur, tinha construído. Salomão vinha, pois, consultar o Senhor, com a assembleia.

6 Lá, sobre o altar de bronze, na presença do Senhor, perto da tenda de reunião, Salomão ofereceu mil holocaustos.

7 Nessa mesma noite, Deus apareceu ao rei e lhe disse: “Pede o que desejas que eu te dou”.

8 Salomão respondeu a Deus: “Vós tratastes meu pai Davi com uma grande benevolência e me fizestes rei em seu lugar.

9 Senhor Deus, ratificai, portanto, a promessa que fizestes a Davi, meu pai, já que me fizestes rei de um povo numeroso como o pó da terra.

10 Dignai-vos, portanto, conceder-me a sabedoria e a inteligência, a fim de que eu saiba como me conduzir à frente desse povo. Quem poderia governar esse povo tão grande como é o vosso?”.

11 Deus disse a Salomão: “Já que esse é o desejo de teu coração e não me pedes nem riquezas, nem tesouros, nem glória, nem a vida de teus inimigos, nem uma longa vida, mas me pedes sabedoria e inteligência a fim de bem governar o povo do qual eu te fiz rei,

12 pois bem, a sabedoria e a inteligência dou-te, mas também riquezas, tesouros e glória mais do que jamais possuíram os reis, teus predecessores, e que jamais possuirão teus sucessores”.

13 Então, descendo do lugar alto de Gabaon onde estava a tenda de reunião, Salomão retornou a Jerusalém e ali reinou sobre Israel.

14 Salomão ajuntou carros e cavalos. Possuía mil e quatrocentos carros e doze mil cavaleiros. Colocou-os nas cidades dos carros, assim como em Jerusalém, perto de si.

15 Graças a ele, a prata e o ouro tornaram-se em Jerusalém tão comuns como pedras e os cedros tão numerosos como os sicômoros da planície.

16 Era do Egito que Salomão importava seus cavalos; uma caravana de fornecedores reais ia buscá-los em tropas por um preço ajustado.

17 Importavam do Egito uma parelha completa por seiscentos siclos de prata; e um cavalo por cento e cinquenta. Assim, da mesma maneira, faziam vir para os reis dos hititas e para os da Síria.

18 Decidiu Salomão edificar um templo ao nome do Senhor e construir para si próprio um palácio.




Versículos relacionados com II Crônicas, 1:

2 Crônicas 1 relata a ascensão de Salomão ao trono de Israel e seu pedido por sabedoria a Deus. Salomão ofereceu sacrifícios a Deus em Gibeom e foi abençoado com sabedoria e riquezas. Ele também fez alianças com outros reis e acumulou cavalos e carruagens.

Provérbios 2:6 - "Pois o Senhor concede sabedoria, e de sua boca vêm o conhecimento e a compreensão." Salomão pediu sabedoria a Deus em 2 Crônicas 1:10, e este versículo mostra que a sabedoria vem de Deus.

Provérbios 8:10 - "Recebei o meu ensino e não a prata; escolhei o conhecimento, e não a riqueza." Salomão acumulou riquezas em 2 Crônicas 1:14-15, mas este versículo enfatiza a importância do conhecimento acima da riqueza.

1 Reis 10:28-29 - "Os cavalos importados do Egito custavam seiscentos siclos de prata, e os cavalos de Carquemis e da Síria, que Salomão comprava, custavam ainda mais. Eram comprados por meio dos comerciantes dos reis e dos governadores da região." 2 Crônicas 1:16 menciona que Salomão tinha muitas carruagens e cavalos, e este versículo mostra o custo desses animais.

Salmos 20:7 - "Alguns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós confiamos no nome do Senhor, o nosso Deus." Salomão tinha muitas carruagens e cavalos em 2 Crônicas 1:14-15, mas este versículo enfatiza a importância de confiar em Deus, não nas coisas materiais.

1 Reis 3:12 - "Portanto, concederei a você sabedoria e conhecimento, e também lhe darei riquezas, bens e honra, como nenhum rei antes de você teve e nenhum depois de você terá." Deus concedeu sabedoria e riquezas a Salomão em 2 Crônicas 1, e este versículo mostra que essa bênção foi prometida a ele anteriormente em 1 Reis 3.


Capítulos: