II Reis, 1

Bíblia Ave Maria

1 Tendo morrido Acab, Moab revoltou-se contra Israel.

2 Ocozias caiu da sacada do seu aposento, em Samaria, e feriu-se gravemente. Enviou então mensageiros, aos quais disse: “Ide consultar Baal-Zebub, deus de Acaron, para saber se serei curado desse mal”.*

3 Mas o anjo do Senhor falou a Elias, o tesbita: “Sobe ao encontro dos mensageiros do rei de Samaria e dize-lhes: ‘Não há, porventura, um Deus em Israel, para irdes consultar Baal-Zebub, deus de Acaron?

4 Por isso, eis o que diz o Senhor: Não te levantarás do leito a que subiste, mas morrerás’.” E Elias partiu.

5 Os mensageiros voltaram para Oco­zias e este lhes perguntou: “Por que voltais?”.

6 Eles responderam: “Um homem nos veio ao encontro e nos disse: ‘Ide, voltai para o vosso rei e dizei-lhe: Isto diz o Senhor: Não há, porventura, Deus em Israel, para que mandes consultar Baal-Zebub, deus de Acaron? Por isso, não te levantarás do leito a que subiste; vais morrer’.”

7 Ocozias disse-lhes: “Como era esse homem que veio ao vosso encontro e vos falou desse modo?”.

8 “Era um homem coberto de pelos – responderam-lhe –, que trazia um cinto de couro em volta dos rins.” O rei disse: “É Elias, o tesbita”.

9 Imediatamente enviou-lhe o rei um chefe com seus cinquenta homens. Este foi ter com Elias, que estava sentado no alto do monte e disse-lhe: “Ó homem de Deus, desce depressa, pois é ordem do rei”.

10 Elias respondeu: “Se sou um homem de Deus, venha fogo do céu e vos devore, a ti e aos teus cinquenta homens”. E o fogo, caindo do céu, devorou o chefe e seus cinquenta homens.

11 O rei mandou outro chefe com os seus cinquenta homens, o qual, chegando aonde estava Elias, lhe disse: “Ó homem de Deus, esta é a ordem do rei: desce imediatamente”.

12 “Se sou um homem de Deus – respondeu Elias –, venha fogo do céu e te devore com os teus cinquenta homens.” E o fogo, caindo do céu, devorou o chefe e seus cinquenta homens.

13 Pela terceira vez, mandou o rei um chefe com os seus cinquenta homens, o qual, chegando aonde estava Elias, pôs-se de joelhos e suplicou-lhe, dizendo: “Peço-te, ó homem de Deus, que a minha vida tenha algum valor aos teus olhos e a destes cinquenta homens teus servos.

14 Veio fogo do céu e devorou os dois primeiros chefes; mas, agora, que minha vida tenha algum valor aos teus olhos!”.

15 O anjo do Senhor disse a Elias: “Desce com este homem; não temas”. Elias levantou-se e desceu com ele à casa do rei.

16 Disse-lhe: “Eis o que diz o Senhor: ‘Porque enviaste mensageiros a consultar Baal-Zebub, deus de Acaron, não te levantarás mais do leito a que subiste, pois morrerás’.”

17 Ocozias morreu, segundo a palavra que o Senhor tinha dito pelo profeta Elias, e seu irmão Jorão sucedeu-lhe no trono, no segundo ano de Jorão, filho de Josafá, rei de Judá, porque Ocozias não tinha filhos.

18 O restante da história de Ocozias e suas ações, tudo está registrado no Livro das Crônicas dos reis de Israel.




Versículos relacionados com II Reis, 1:

2 Reis 1 narra a história do rei Acazias, que caiu de um telhado e enviou mensageiros para consultar o deus Baal-Zebube sobre sua recuperação, em vez de buscar a Deus. O profeta Elias confronta os mensageiros e, posteriormente, o próprio rei Acazias, profetizando sua morte iminente. Abaixo estão cinco versículos relacionados aos temas abordados em 2 Reis 1:

Deuteronômio 6:14: "Não sigam outros deuses, os deuses dos povos que estão ao redor de vocês." Este versículo fala sobre a importância de não seguir outros deuses além do Deus verdadeiro. Acazias cometeu o erro de consultar Baal-Zebube, um deus falso, em vez de buscar a Deus.

1 Reis 22:53: "Adotaram os hábitos das nações que o Senhor havia expulsado diante deles, e fizeram o que o Senhor reprova." Este versículo se relaciona com o fato de Acazias seguir os costumes e práticas dos povos pagãos ao seu redor, em vez de seguir as leis e mandamentos de Deus.

2 Crônicas 28:23: "Ofereceu sacrifícios aos deuses de Damasco, que o tinham derrotado; pois pensava: 'Visto que os deuses dos reis da Síria os ajudam, também os ajudarei se lhes oferecer sacrifícios'." Este versículo descreve o comportamento semelhante ao de Acazias, que recorreu a um deus estrangeiro para buscar cura, em vez de confiar em Deus.

Provérbios 14:12: "Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte." Este versículo se relaciona com a atitude de Acazias, que escolheu seguir um caminho que parecia certo para ele, mas que acabou levando-o à morte.

Tiago 4:7: "Sujeitem-se, portanto, a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês." Este versículo fala sobre a importância de se submeter a Deus e resistir ao Diabo. Acazias falhou em submeter-se a Deus e resistir às tentações do Diabo, o que resultou em sua morte prematura.


Capítulos: