Neemias, 2

Bíblia Ave Maria

1 No vigésimo ano do rei Artaxerxes, no mês de Nisã, estando o vinho diante de mim, tomei-o e o ofereci ao rei. Ora, jamais em outra ocasião eu estivera triste em sua presença.




Versículos relacionados com Neemias, 2:

Neemias 2 narra o momento em que Neemias, um judeu que vivia em Susã e trabalhava como copeiro do rei Artaxerxes, recebe autorização para retornar a Jerusalém e liderar a reconstrução dos muros da cidade, que haviam sido destruídos anos antes. Ao longo do capítulo, Neemias enfrenta oposição e dificuldades, mas se mantém firme em sua determinação de concluir a obra. Abaixo estão cinco versículos que se relacionam com os temas abordados em Neemias 2:

Neemias 2:4: "Então o rei me disse: 'O que você deseja?' Orei ao Deus dos céus,". Neemias começa a sua jornada pedindo ajuda e orientação de Deus, mostrando a sua dependência em relação a Ele.

Neemias 2:8: "E o rei concordou em atender ao meu pedido. Então pedi que me dessem cartas de autorização aos governadores da província a oeste do Rio Eufrates, para que me deixassem passar até chegar a Judá,". Neemias pede ao rei autorização e recursos para realizar a obra de reconstrução, mostrando que estava agindo dentro dos limites da lei e com a aprovação do governo.

Neemias 2:10: "Quando Sambalate, o horonita, e Tobias, o oficial amonita, ouviram falar disso, zombaram de nós e disseram: 'Que é isso que vocês estão fazendo? Estão se rebelando contra o rei?'". Neemias enfrenta a oposição dos inimigos que zombam e tentam desencorajá-lo.

Neemias 2:17: "Então eu lhes disse: 'Vocês estão vendo a difícil situação em que estamos. Jerusalém está em ruínas, e suas portas foram destruídas pelo fogo. Vamos reconstruir os muros de Jerusalém e acabar com essa situação humilhante!'". Neemias motiva o povo a se unir e trabalhar juntos para realizar a obra, mostrando que é possível superar as dificuldades.

Neemias 2:20: "Eu lhes respondi: 'O Deus dos céus nos dará sucesso. Nós, seus servos, vamos começar a reconstruir, mas vocês não têm direito, nem reivindicação, nem memória em Jerusalém'". Neemias confia que Deus está com ele e que irá ajudá-lo a vencer as dificuldades, mostrando sua fé e confiança em Deus.


Capítulos: