Judite, 2

Bíblia Ave Maria

1 No décimo oitavo ano do rei Nabucodonosor, no vigésimo segundo dia do primeiro mês, foi tomada no palácio de Nabucodonosor, rei dos assírios, a decisão de que ele se vingaria.

2 Convocou todos os anciãos, todos os seus chefes e guerreiros e teve com eles um conselho secreto, no qual

3 revelou-lhes o seu desígnio de submeter toda a terra ao seu império.

4 Tendo a sua proposta agradado à assembleia, o rei Nabucodonosor ordenou a Holofernes, marechal do seu exército,

5 dizendo: “Vai contra todos os reinos do ocidente, principalmente contra aqueles que desprezaram a minha ordem.

6 Ferirás a todos sem consideração alguma e me sujeitarás todas as fortalezas”.*

7 Holofernes convocou os generais e oficiais do exército assírio e contou os efetivos da expedição, conforme a ordem do rei: havia cento e vinte mil soldados de infantaria e doze mil frecheiros a cavalo.

8 Mandou adiante do seu exército uma multidão de camelos com provisões abundantes para as tropas e inumeráveis rebanhos de bois e de cordeiros.

9 Ordenou que em toda a Síria se preparasse trigo para quando ele passasse.

10 Levou também grande quantidade de ouro e de prata do tesouro real.

11 Pôs-se a caminho com todo o exército, com os carros, os cavaleiros e os frecheiros, que se espalharam pela terra como gafanhotos.

12 Atravessou as fronteiras da Assíria e chegou às grandes montanhas de Ange, que ficam ao norte da Cilícia. Penetrou em todos os seus fortes e apoderou-se de todos os seus bens.

13 Tomou de assalto a célebre cidade de Melitene e saqueou todos os filhos de Társis e os filhos de Ismael, que habitavam defronte do deserto, ao sul da terra de Celon.*

14 Passando o Eufrates pela segunda vez, penetrou na Mesopotâmia e arrasou todas as fortalezas do país, desde a torrente de Caboras até o mar.

15 Em seguida, apossou-se de todas as regiões (que marginam o Eufrates), desde a Cilícia até a terra de Jafé, que se estende para o sul.

16 Levou todos os madianitas, saqueou todas as suas riquezas e passou a fio de espada todos os que lhe opunham resistência.

17 Depois desceu às planícies de Damasco no tempo da colheita, queimou todas as colheitas e cortou todas as árvores e as vinhas.

18 Tornou-se, assim, objeto de terror para todos os habitantes da terra.




Versículos relacionados com Judite, 2:

O capítulo 2 de Judite continua a narrativa da invasão assíria e mostra como o general Holofernes é escolhido para liderar a campanha contra as nações do oeste, incluindo Israel. Ele é apresentado como um homem poderoso e cruel que acredita que nenhum deus pode se opor a ele. Aqui estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em Judite 2:

Isaías 10:7: "Mas não foi assim que ele o pensou, nem foi assim que o seu coração o imaginou, porque o seu propósito era destruir, e desarraigar não poucas nações." Este versículo fala sobre a arrogância do rei da Assíria e como ele tinha a intenção de destruir muitas nações, incluindo Israel.

Isaías 10:13-14: "Porque diz: Com a força da minha mão o fiz e com a minha sabedoria, porque sou prudente; e removi os limites dos povos, e roubei-lhes as coisas que eram depositadas, e como valente abati aos que se sentavam sobre elas. E achou a minha mão as riquezas dos povos como a um ninho; e, como se ajuntam os ovos abandonados, assim me ajuntei eu a toda a terra; e não houve quem movesse a asa, ou abrisse a boca, ou piasse." Este versículo descreve como o rei da Assíria se vangloriava de sua própria força e sabedoria, roubando as riquezas dos povos e aniquilando aqueles que se opunham a ele.

Jó 12:13: "Com Deus está a sabedoria e a força; a ele pertence o conselho e a inteligência." Este versículo fala sobre como toda a sabedoria e força verdadeiras pertencem a Deus, não aos homens arrogantes como o rei da Assíria.

Isaías 14:12-15: "Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo." Este versículo fala sobre a queda de Lúcifer, que também é conhecido como Satanás, que foi arrogante e tentou se elevar acima de Deus.

Provérbios 16:18: "A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda." Este versículo fala sobre como a soberba e a arrogância sempre levam à queda e à ruína. Isso é especialmente verdadeiro para o rei da Assíria em Judite 2, que é tão arrogante que ele acredita que nenhum deus pode se opor a ele.


Capítulos: