Judite, 14

Bíblia Ave Maria

8 Vendo isso, correram as sentinelas à tenda de Holofernes.




Versículos relacionados com Judite, 14:

Judite 14 narra o plano de Judite para derrotar o exército assírio liderado por Holofernes, incluindo o engano que ela usa para se infiltrar no acampamento inimigo. Os versículos a seguir estão relacionados com os temas abordados neste capítulo:

Juízes 4:21: "Então Jael, mulher de Héber, pegou uma estaca de tenda e, com uma marreta na mão, se aproximou dele sorrateiramente e cravou a estaca na têmpora de Sísera, fazendo-a atravessar a cabeça até o chão. E ele morreu." Esse versículo relata a morte do general inimigo Sísera pelas mãos de uma mulher. A história é semelhante ao enredo de Judite, em que uma mulher usa astúcia para derrotar um líder militar poderoso.

2 Reis 19:35: "Naquela noite, o anjo do Senhor saiu e matou cento e oitenta e cinco mil homens no acampamento assírio. Quando os sobreviventes se levantaram de manhã, só encontraram cadáveres." Esse versículo fala sobre a destruição sobrenatural do exército assírio. Embora a abordagem de Judite seja mais sutil, o resultado é o mesmo: a derrota do exército inimigo.

Jó 12:16: "Com ele está a força e a sabedoria; os enganados e os enganadores são dele." Este versículo fala sobre como Deus é soberano e tem controle sobre todas as coisas, incluindo aqueles que usam engano para alcançar seus objetivos. O plano de Judite envolve enganar Holofernes para que ele se torne complacente e vulnerável, mas a história mostra que Deus ainda está no controle.

Provérbios 21:30: "Não há sabedoria, nem entendimento, nem conselho que possa opor-se ao Senhor." Esse versículo enfatiza que ninguém pode se opor a Deus e vencer. Embora o plano de Judite seja astuto, é importante lembrar que é a vontade de Deus que finalmente prevalece.

Ezequiel 13:10: "Porquanto, sim, porquanto andaram enganando o meu povo, dizendo: Paz! Não havendo paz; e um, edificando a parede, e eis que outros a cobriam de argamassa malfeita;" Este versículo fala sobre aqueles que enganam o povo de Deus e constroem com más intenções. Embora Judite esteja lutando pela causa de seu povo, ela usa engano para alcançar seus objetivos. O versículo é um lembrete de que a construção deve ser baseada em fundações sólidas e verdadeiras.


Capítulos: