Jonas, 4

Bíblia Ave Maria

1 Jonas ficou profundamente indignado com isso e, muito irritado, dirigiu ao Senhor esta prece: “Ah, Senhor, era bem isto que eu dizia quando estava ainda na minha terra! É por isso que eu tentei esquivar-me, fugindo para Társis,*

2 porque sabia que sois um Deus clemente e misericordioso, de coração grande, de muita benignidade e compaixão pelos nossos males.

3 Agora, Senhor, toma a minha alma, porque me é melhor a morte que a vida”.*

4 O Senhor respondeu-lhe: “(Julgas que) tens razão para te afligires assim?”.

5 Então, saiu Jonas da cidade e fixou-se a oriente da mesma cidade. Fez uma cabana para si e lá permaneceu, à sombra, esperando para ver o que aconteceria à cidade.

6 O Senhor Deus fez crescer um pé de mamona, que se levantou acima de Jonas, para fazer sombra à sua cabeça e curá-lo de seu mau humor. Jonas alegrou-se grandemente com aquela ma­moneira.*

7 Mas, no dia seguinte, ao romper da manhã, mandou Deus um verme que roeu a raiz da mamona, e esta secou.

8 Quando o sol se levantou, Deus fez soprar um vento ardente do Oriente, e o sol dardejou seus raios sobre a cabeça de Jonas, de forma que o profeta, desfalecido, desejou a morte, dizendo: “Prefiro a morte à vida”.

9 O Senhor disse a Jonas: “Julgas que fazes bem em te irritares por causa de uma planta?”. Jonas respondeu: “Sim, tenho razão de me irar até a morte”.

10 “Tiveste compaixão de um arbusto” – replicou-lhe o Senhor – “pelo qual nada fizeste, que não fizeste crescer, que nasceu numa noite e numa noite morreu.

11 E, então, não hei de ter compaixão da grande cidade de Nínive, onde há mais de cento e vinte mil seres humanos, que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e uma inumerável multidão de animais?”




Versículos relacionados com Jonas, 4:

O capítulo 4 de Jonas trata da resposta de Jonas à misericórdia de Deus para com a cidade de Nínive. Jonas fica irritado com a salvação dos ninivitas e deseja a morte, chegando até a questionar a Deus. Aqui estão cinco versículos relacionados com os temas do capítulo:

Êxodo 34:6-7: "E passando o Senhor perante a sua face, clamou: Senhor, Senhor Deus misericordioso e piedoso, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade; que guarda a beneficência em milhares; que perdoa a iniquidade, e a transgressão e o pecado; que ao culpado não tem por inocente; que visita a iniquidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até à terceira e quarta geração." Este versículo é uma das descrições mais conhecidas de Deus na Bíblia e destaca Sua misericórdia e compaixão, que Jonas experimentou em primeira mão quando foi salvo da morte na barriga do peixe.

Isaías 55:8-9: "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos." Jonas teve dificuldade em compreender a misericórdia de Deus para com Nínive e questionou Seus caminhos. Este versículo destaca a sabedoria e a compreensão superior de Deus.

Romanos 9:15-16: "Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia. Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece." O apóstolo Paulo cita esta passagem de Êxodo para destacar que a misericórdia de Deus não é baseada em mérito humano, mas sim em Sua própria natureza. Isso é relevante para o capítulo 4 de Jonas, onde Jonas está lutando com a ideia de que Nínive merecia punição, enquanto Deus decidiu mostrar misericórdia.

Lucas 6:36: "Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso." Jesus exorta Seus seguidores a imitarem a misericórdia de Deus. Este versículo é relevante para o capítulo 4 de Jonas, onde Jonas precisa aprender a mostrar misericórdia para com a cidade de Nínive, assim como Deus mostrou misericórdia para com ele.

Salmo 145:8-9: "O Senhor é bom para com todos; a sua misericórdia alcança todas as suas criaturas. Que todas as tuas criaturas te louvem, Senhor; que os teus fiéis te bendigam." Este salmo fala sobre a bondade e misericórdia de Deus para com todas as suas criaturas, inclusive os habitantes de Nínive, o que destaca a falta de compaixão de Jonas em relação a eles.


Capítulos: