Jonas, 2

Bíblia Ave Maria

1 O Senhor fez que ali se encontrasse um grande peixe para engolir Jonas, e este esteve três dias e três noites no ventre do peixe.*




Versículos relacionados com Jonas, 2:

Jonas 2 conta a história de como Jonas, depois de ser engolido por um grande peixe, clama a Deus por misericórdia e é salvo. Abaixo estão cinco versículos relacionados aos temas abordados neste capítulo:

Salmos 18:6: "Na minha angústia invoquei o Senhor, gritei por socorro ao meu Deus. Do seu templo ele ouviu a minha voz; meu grito chegou à sua presença, aos seus ouvidos." Assim como Jonas clamou a Deus em sua angústia, o salmista também invoca a ajuda divina em seu sofrimento.

Salmos 69:1-2: "Salva-me, ó Deus, pois as águas já me chegaram ao pescoço. Estou afundando num lamaçal profundo, e não há onde firmar os pés; entrei em águas profundas, e a correnteza me arrasta." Este salmo é um exemplo de um pedido de ajuda em meio a uma situação difícil, assim como a oração de Jonas enquanto estava dentro do peixe.

Salmos 116:1-2: "Amo o Senhor, porque ele ouve a minha voz e as minhas súplicas. Porque ele inclina os seus ouvidos para mim, invocarei o seu nome enquanto viver." Este salmo é uma expressão de gratidão a Deus por ouvir e responder às orações, um tema que é central em Jonas 2.

Isaías 38:10-13: "Eu disse: Na metade da minha vida, tenho que ir à porta da morte. Privado do resto dos meus anos, estou condenado a viver no mundo dos mortos. Eu disse: Não tornarei a ver o Senhor Deus no mundo dos vivos, jamais verei um ser humano na terra dos viventes." O profeta Isaías, como Jonas, clamou a Deus em um momento de grande aflição, pedindo que ele o salvasse da morte.

2 Coríntios 1:8-10: "Irmãos, não queremos que ignorem as tribulações que tivemos na província da Ásia, pois fomos esmagados acima das nossas forças, a ponto de perdermos a esperança de sair com vida. Sentimos em nós mesmos a sentença de morte, para que aprendêssemos a não confiar em nós mesmos, mas em Deus, que ressuscita os mortos. Ele nos salvou de uma morte tão terrível, e nos salvará de novo. Temos nele a nossa esperança de que continuará a livrar-nos," Paulo, assim como Jonas, experimentou uma situação de desespero e recorreu a Deus em busca de ajuda e salvação.


Capítulos: