Jeremias, 41

Bíblia Ave Maria

15 Entretanto, Ismael, filho de Natanias, conseguiu escapar de Joanã, com mais oito homens, fugindo para a terra dos filhos de Amon.




Versículos relacionados com Jeremias, 41:

Jeremias 41 descreve o assassinato de Gedalias, o governador nomeado pelos babilônios para governar o remanescente de Judá após a queda de Jerusalém. Ismael, um descendente real, mata Gedalias e muitos outros judeus e babilônios que estavam com ele. Abaixo estão cinco versículos relacionados com os temas abordados neste capítulo:

2 Reis 25:25: "Mas sucedeu que, no sétimo mês, veio Ismael, filho de Netanias, filho de Elisama, da descendência real, e dez homens com ele, e feriram a Gedalias, e ele morreu, juntamente com os judeus e os caldeus que estavam com ele em Mizpá." Este verso descreve o mesmo evento descrito em Jeremias 41: Ismael mata Gedalias e aqueles que estavam com ele em Mizpá.

2 Reis 25:26: "Então todo o povo se levantou, desde o menor até ao maior, juntamente com os capitães do exército, e foram para o Egito, porque temiam os caldeus." Depois do assassinato de Gedalias, o povo que estava com ele foge para o Egito por medo das represálias babilônicas. Esse verso se relaciona com Jeremias 41, pois ambos os capítulos falam da fuga do povo.

Jeremias 42:14: "Não temas o rei de Babilônia, a quem tu temes; não o temas, diz o Senhor, porque eu sou contigo para te salvar, e para te livrar da sua mão." Este verso é falado por Jeremias aos judeus que queriam fugir para o Egito depois do assassinato de Gedalias. Ele se relaciona com Jeremias 41 porque ambos os capítulos falam sobre o medo do povo e suas tentativas de se protegerem.

2 Reis 25:23: "Mas quando todos os capitães do exército e os seus homens ouviram que o rei de Babilônia havia nomeado a Gedalias por governador, vieram a Gedalias, a Mizpá; eram, porém, Ismael, filho de Netanias, e Joanã, filho de Careá, e Seraías, filho de Tanumete, de Netofa, e Jaazanias, filho do maacatita, eles e os seus homens." Este verso se relaciona com Jeremias 41, pois descreve alguns dos personagens que aparecem em ambos os capítulos: Ismael e Joanã.

Jeremias 42:11: "Não temas o rei de Babilônia, a quem tu temes; não o temas, diz o Senhor, porque eu sou contigo para te salvar, e para te livrar da sua mão." Este verso é uma repetição do verso 3 e também se relaciona com Jeremias 41 porque ambos os capítulos falam sobre o medo do povo e suas tentativas de se protegerem.


Capítulos: