Jeremias, 27

Bíblia Ave Maria

2 “Eis o que me disse o Senhor: prepara laços e barras de jugo e coloca-os ao pescoço.




Versículos relacionados com Jeremias, 27:

Jeremias 27 fala sobre como Deus instruiu Jeremias a fazer um jugo de madeira e enviá-lo a todos os reis vizinhos de Judá, simbolizando a sujeição de Judá à Babilônia. Ele também advertiu esses reis a não acreditar nos falsos profetas que os encorajavam a lutar contra a Babilônia, mas em vez disso, aceitar a punição de Deus e se submeter a Nabucodonosor. Abaixo estão cinco versículos relacionados aos temas abordados neste capítulo:

Ezequiel 17:14 - "Para que o reino ficasse humilde, sem se levantar, e para que guardasse a sua aliança, e a cumprisse, a fim de que pudesse subsistir." Este versículo fala sobre a humildade necessária para se submeter a uma aliança, o que é exatamente o que Jeremias está pedindo que esses reis vizinhos de Judá façam em relação à Babilônia.

Isaías 45:1 - "Assim diz o Senhor ao seu ungido, a Ciro, a quem tomei pela mão direita, para abater as nações diante de sua face, e descingir os lombos dos reis, para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão." Este versículo mostra que Deus pode usar qualquer pessoa, mesmo uma que não é de Judá, para realizar a sua vontade, como ele está usando Nabucodonosor para punir Judá.

Jeremias 29:8-9 - "Porque assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Não vos enganem os vossos profetas que estão no meio de vós, nem os vossos adivinhadores, nem deis ouvidos aos vossos sonhos, que sonhais. Porque eles vos profetizam falsamente em meu nome; eu não os enviei, diz o Senhor." Este versículo fala sobre os falsos profetas que Jeremias está advertindo os reis vizinhos de Judá a não ouvir.

Jeremias 25:11-12 - "E toda esta terra virá a ser em desolação e espanto; e estas nações servirão ao rei de Babilônia setenta anos. E quando se cumprirem os setenta anos, castigarei o rei de Babilônia e aquela nação, diz o Senhor, pela sua iniqüidade, e castigarei a terra dos caldeus; e farei dela uma perpétua desolação." Este versículo prevê a punição que Deus vai infligir à Babilônia depois que eles concluírem a sua tarefa de punir Judá, mostrando que Deus está no controle da situação.

2 Crônicas 36:17: "Deus entregou todos eles nas mãos dos caldeus" Este versículo relata a ação de Deus em entregar o povo de Judá nas mãos dos caldeus como consequência da desobediência e dos pecados do povo. Isso se relaciona com o tema do capítulo 27 de Jeremias, onde o profeta adverte o povo a se submeter ao jugo de Nabucodonosor, rei da Babilônia, para evitar a destruição de Jerusalém e do templo de Deus.


Capítulos: