Ezequiel, 29

Bíblia Ave Maria

19 Eis por que diz o Senhor Javé: irei dar o Egito a Nabucodonosor, rei da Babilônia; ele pilhará suas riquezas; fará dele a sua presa, e repartirá os seus despojos; tal será o salário de seu exército.




Versículos relacionados com Ezequiel, 29:

Ezequiel 29 contém uma mensagem de julgamento contra o faraó e o Egito por terem se oposto ao povo de Deus. O capítulo começa com uma declaração de Deus de que Ele está contra o faraó e contra o Egito e termina com uma promessa de restauração para o povo de Israel. Os versículos a seguir fornecem uma ampliação do contexto histórico e das implicações do julgamento de Deus sobre o Egito:

Isaías 31:1: "Ai dos que descem ao Egito a buscar socorro, e se estribam em cavalos; e têm confiança em carros, porque são muitos; e nos cavaleiros, porque são poderosíssimos; e não atentam para o Santo de Israel, e não buscam ao Senhor!" Este versículo adverte o povo de Deus contra buscar ajuda no Egito em vez de confiar em Deus. A mensagem de julgamento em Ezequiel 29 é uma consequência direta dessa falta de confiança em Deus.

Êxodo 7:5: "E os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando estender a minha mão sobre o Egito, e tirar os filhos de Israel do meio deles." Deus promete libertar os filhos de Israel do Egito e mostrar seu poder sobre os deuses do Egito. A mensagem de julgamento em Ezequiel 29 é um cumprimento dessa promessa.

Isaías 19:1: "Peso do Egito. Eis que o Senhor cavalga sobre uma nuvem ligeira, e entra no Egito; e os ídolos do Egito estremecerão diante dele, e o coração dos egípcios se derreterá no meio deles." Este versículo descreve a chegada de Deus ao Egito para julgamento. A mensagem de Ezequiel 29 é um exemplo dessa justiça divina.

Jeremias 46:25: "O Senhor dos Exércitos, Deus de Israel, disse: Eis que eu trarei castigo sobre Amom de No, e sobre Faraó, e sobre o Egito, juntamente com os seus deuses, e os seus reis; sim, sobre Faraó, e sobre os que nele confiam." Este versículo prediz o julgamento de Deus sobre o Egito e seus deuses. A mensagem de Ezequiel 29 é uma confirmação desse julgamento.

Oséias 9:3: "Eles não habitarão na terra do Senhor; mas voltará Efraim ao Egito, e comerão em Assíria comida impura." Este versículo profetiza a dispersão do povo de Israel e sua subsequente volta ao Egito. A mensagem de Ezequiel 29 é uma resposta a essa ação e uma afirmação da soberania de Deus sobre todas as nações, incluindo o Egito.


Capítulos: