Ezequiel, 10

Bíblia Ave Maria

1 Olhei. Na abóbada estendida acima da cabeça dos querubins, havia como que uma pedra de safira, uma espécie de trono, que aparecia sobre eles.

2 O Senhor disse então ao homem vestido de linho: “Passa no meio das rodas, debaixo do querubim; enche a mão de carvões ardentes que tomarás entre os querubins, e espalha essas brasas sobre a cidade”. E ele se foi sob as minhas vistas.*

3 Quando o homem acabou de fazer isso, estavam os querubins à direita do templo, e a nuvem enchia o átrio interior.

4 A glória do Se­nhor elevou-se acima dos querubins até a soleira do templo, e enquanto o esplendor da glória do Senhor enchia o átrio, a nuvem invadia o templo.

5 O ruflar das asas dos querubins fazia-se ouvir até no pátio exterior, e assemelhava-se à voz do Deus onipotente quando fala.*

6 Apenas havia ordenado ao homem de linho tomar o fogo no intervalo das rodas entre os querubins, este veio postar-se junto de uma roda,

7 e um dos querubins estendeu a mão para o fogo que se encontrava em meio dos querubins. Daí ele retirou brasas, que colocou na mão do homem vestido de linho, o qual as tomou, e saiu.

8 Notei que os querubins pareciam ter mãos humanas sob as asas.

9 Eu olhei ainda. Havia ao lado dos querubins quatro rodas, uma junto a cada um deles. Possuíam o clarão da gema de Társis.

10 Todas as quatro pareciam ter a mesma forma, e cada uma parecia estar no meio da outra.

11 Deslocando-se nas quatro direções, avançavam sem se voltarem, porque iam sempre na direção tomada pela que ia à frente, sem se voltar em seu movimento.

12 Todo o seu corpo, suas costas, suas mãos e suas asas, assim como as rodas, achavam-se guarnecidas de olhos em derredor: cada um dos quatro possuía uma roda.

13 Ouvi que se dava a essas rodas o nome de turbilhão.

14 Cada um dos querubins tinha quatro faces: o primeiro, a de um querubim; o segundo, um aspecto humano; o terceiro, o de um touro e o quarto, o de uma águia.

15 Os querubins se elevaram eram os seres vivos que eu tinha visto às margens do Cobar.

16 Quando os querubins se deslocavam, as rodas se deslocavam com eles; quando desdobravam as asas para elevar-se da terra, as rodas não se desprendiam deles.

17 Quando paravam, as rodas paravam; se se elevavam no espaço, elas de igual modo se elevavam, porque o espírito desses seres vivos estava também nelas.

18 De repente, a glória do Senhor dei­xou a soleira do templo e pousou sobre os querubins.

19 Estes desdobraram as asas, e eu os vi alçarem-se da terra com as rodas ao lado, para partirem. Eles pararam à entrada da porta oriental do templo, dominados pela glória do Senhor.

20 Estavam lá os seres vivos que eu tinha visto debaixo do Deus de Israel, às margens do Cobar, e reconheci os querubins:*

21 cada um tinha quatro figuras e quatro asas, e sob as asas algo parecido com mãos humanas.

22 Suas figuras assemelhavam-se àquelas que eu tinha visto às margens do Cobar. Cada um deles ia para a frente diante de si.*




Versículos relacionados com Ezequiel, 10:

Ezequiel 10 descreve uma visão que o profeta teve do trono de Deus e dos querubins, que são seres angelicais. Durante a visão, Ezequiel observa a presença de um ser semelhante a um homem, que executa a ordem de Deus. Abaixo estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em Ezequiel 10:

Isaías 6:1-2: "No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor assentado num trono alto e exaltado, e a aba de sua veste enchia o templo. Acima dele estavam serafins; cada um deles tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés e com duas voavam." Este versículo descreve outra visão de um profeta da presença de Deus no templo, cercado por seres angelicais.

Apocalipse 4:6-8: "No centro, ao redor do trono, havia quatro seres viventes, cobertos de olhos, tanto por dentro como por fora. O primeiro ser vivente era semelhante a um leão, o segundo parecia um touro, o terceiro tinha rosto como de homem, o quarto parecia uma águia voando. Cada um dos quatro seres viventes tinha seis asas e era coberto de olhos, tanto por dentro como por fora. Dia e noite eles nunca deixavam de dizer: ‘Santo, santo, santo é o Senhor Deus, o Todo-poderoso, que era, que é e que há de vir’." Este versículo apresenta uma visão semelhante à de Ezequiel, com seres angelicais rodeando o trono de Deus.

Salmos 99:1-2: "O Senhor reina! Tremam os povos! Ele está entronizado sobre os querubins; abale-se a terra!" Este salmo descreve a presença de Deus entronizado sobre os querubins, como visto na visão de Ezequiel.

1 Reis 6:23-28: "Dentro do Santo dos Santos, Salomão fez dois querubins de madeira de oliveira, cada um com quatro metros e meio de altura. Uma asa de cada querubim tinha dois metros e vinte e cinco centímetros de comprimento, e a outra asa, dois metros e vinte e cinco centímetros, de forma que a envergadura de cada um era de quatro metros e meio. Os querubins foram colocados um em frente do outro, de modo que as asas se tocavam no centro do quarto. As asas dos querubins eram tão grandes que se estendiam por toda a largura do quarto; umas das asas tocava uma parede e a outra, a outra parede, e as outras duas asas se tocavam no meio do quarto. Salomão cobriu os querubins de ouro." Este versículo descreve a construção de querubins no Templo de Salomão, semelhante aos que Ezequiel viu na sua visão.

Hebreus 1:14: "Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?" Este versículo faz referência aos anjos, que são vistos como servos de Deus enviados para ajudar os crentes na terra. Isso se relaciona com Ezequiel 10, já que a visão que o profeta teve no capítulo incluiu a presença de seres celestiais, possivelmente anjos, que executavam as ordens divinas.


Capítulos: