Eclesiastes, 2

Bíblia Ave Maria

21 Porque há homem que trabalha com sabedoria, ciência e bom êxito, para deixar o fruto de seu ganho a outro que em nada colaborou. Também isso é ilusão e grande desgraça.




Versículos relacionados com Eclesiastes, 2:

Eclesiastes 2 aborda a busca do autor pela felicidade e significado na vida através de várias experiências e empreendimentos, mas no final ele conclui que tudo é vaidade e correr atrás do vento. Para complementar essa temática, seguem cinco versículos relacionados:

Provérbios 16:9: "O coração do homem planeja o seu caminho, mas o Senhor dirige os seus passos." O autor de Eclesiastes tentou planejar sua vida em busca de felicidade e sucesso, mas acabou percebendo que a direção de Deus é a mais importante.

Mateus 6:19-21: "Não ajuntem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas ajuntem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração." Este versículo ressalta a ideia de que a busca por riquezas e bens materiais é em vão, pois não trazem felicidade duradoura.

Filipenses 4:11-12: "Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade." O autor de Eclesiastes tentou preencher seu vazio interior com bens materiais e prazeres, mas este versículo ressalta que a verdadeira felicidade vem do contentamento com o que se tem.

Romanos 12:2: "Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." O autor de Eclesiastes percebeu que seguir os padrões do mundo e buscar a felicidade nos prazeres mundanos é fútil, este versículo aponta para a necessidade de uma renovação da mente para encontrar a verdadeira felicidade.

Mateus 16:26: "Pois que adiantará o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma?" O autor de Eclesiastes tentou encontrar significado na vida através de prazeres e conquistas, mas este versículo ressalta a importância de priorizar a vida espiritual e a eternidade.


Capítulos: