I Coríntios, 13

Bíblia Ave Maria

1. Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver caridade, sou como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine.

1. si linguis hominum loquar et angelorum caritatem autem non habeam factus sum velut æs sonans aut cymbalum tinniens

2. Mesmo que eu tivesse o dom da profecia, e co­nhecesse todos os mistérios e toda a ciência; mesmo que tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, não sou nada.

2. et si habuero prophetiam et noverim mysteria omnia et omnem scientiam et habuero omnem fidem ita ut montes transferam caritatem autem non habuero nihil sum

3. Ainda que distribuís­se todos os meus bens em sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tiver caridade, de nada valeria!

3. et si distribuero in cibos pauperum omnes facultates meas et si tradidero corpus meum ut ardeam caritatem autem non habuero nihil mihi prodest

4. A caridade é paciente, a caridade é bondosa. Não tem inveja. A caridade não é orgulhosa. Não é arrogante.

4. caritas patiens est benigna est caritas non æmulatur non agit perperam non inflatur

5. Nem escandalosa. Não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor.

5. non est ambitiosa non quærit quæ sua sunt non inritatur non cogitat malum

6. Não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade.

6. non gaudet super iniquitatem congaudet autem veritati

7. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

7. omnia suffert omnia credit omnia sperat omnia sustinet

8. A caridade jamais acabará. As profecias desaparecerão, o dom das línguas cessará, o dom da ciência findará.

8. caritas numquam excidit sive prophetiæ evacuabuntur sive linguæ cessabunt sive scientia destruetur

9. A nossa ciência é parcial, a nossa profecia é imperfeita.

9. ex parte enim cognoscimus et ex parte prophetamus

10. Quando chegar o que é perfeito, o imperfeito desaparecerá.

10. cum autem venerit quod perfectum est evacuabitur quod ex parte est

11. Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como crian­ça. Desde que me tornei homem, eliminei as coisas de crian­ça.

11. cum essem parvulus loquebar ut parvulus sapiebam ut parvulus cogitabam ut parvulus quando factus sum vir evacuavi quæ erant parvuli

12. Hoje vemos como por um espelho, confusamente; mas então veremos face a face. Hoje conheço em parte; mas então conhecerei totalmente, como eu sou conhecido.

12. videmus nunc per speculum in enigmate tunc autem facie ad faciem nunc cognosco ex parte tunc autem cognoscam sicut et cognitus sum

13. Por ora subsistem a fé, a esperança e a caridade – as três. Porém, a maior delas é a caridade.

13. nunc autem manet fides spes caritas tria hæc major autem his est caritas




Versículos relacionados com I Coríntios, 13:

O capítulo 13 de 1 Coríntios é conhecido como o "hino ao amor" e trata da importância do amor em todas as coisas, especialmente na vida cristã e nas relações entre irmãos na fé. Abaixo estão cinco versículos relacionados com os temas abordados neste capítulo:

Romanos 12:9 - "O amor deve ser sincero. Odeiem o mal e apeguem-se ao bem." - O amor genuíno deve ser verdadeiro e sincero, sem hipocrisia ou falsidade. Isso se relaciona com o capítulo 13 de 1 Coríntios, onde Paulo enfatiza a importância do amor verdadeiro e não fingido.

1 João 4:8 - "Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor." - O amor é uma característica fundamental de Deus, e aqueles que O conhecem e O amam também devem amar uns aos outros. Isso se relaciona com o capítulo 13 de 1 Coríntios, onde Paulo destaca que sem amor, todas as outras coisas perdem seu valor.

João 15:13 - "Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos." - Jesus deu o exemplo supremo de amor ao sacrificar Sua vida pelos pecadores. Isso se relaciona com o capítulo 13 de 1 Coríntios, onde Paulo enfatiza que o amor não busca seus próprios interesses, mas está disposto a se sacrificar pelos outros.

Gálatas 5:22-23 - "Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei." - O amor é uma das manifestações do fruto do Espírito Santo na vida dos crentes. Isso se relaciona com o capítulo 13 de 1 Coríntios, onde Paulo destaca que o amor é um dom divino que deve ser buscado e cultivado.

Efésios 5:2 - "e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus." - O amor é um estilo de vida que deve caracterizar a conduta dos crentes. Isso se relaciona com o capítulo 13 de 1 Coríntios, onde Paulo destaca que o amor é a base para todas as ações e atitudes cristãs.


Capítulos: