Sabedoria, 18

Bíblia Ave Maria

3 Pelo contrário, vós destes uma coluna luminosa para guiá-los na sua marcha para o desconhecido, como um sol que sem incomodá-los alumiava seu glorioso êxodo.*




Versículos relacionados com Sabedoria, 18:

Sabedoria 18 narra a história da noite da libertação do povo de Israel da escravidão no Egito e da passagem pelo Mar Vermelho. O capítulo destaca o papel de Deus como protetor e libertador do seu povo e a importância da fé em sua intervenção divina.

Êxodo 14:21: "Então Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o Senhor, por um forte vento oriental toda aquela noite, fez o mar recuar. Ele o transformou em terra seca, e as águas se dividiram." Este versículo descreve o milagre da abertura do Mar Vermelho, que foi um dos eventos mais significativos da história de Israel e é mencionado em Sabedoria 18:15.

Êxodo 15:1: "Então Moisés e os israelitas cantaram este cântico ao Senhor: ‘Cantarei ao Senhor, pois ele é grandioso! Precipitou no mar o cavalo e o seu cavaleiro!’" Este cântico de louvor a Deus é uma resposta ao seu livramento poderoso do povo de Israel do exército egípcio no Mar Vermelho. A canção de Moisés mencionada em Sabedoria 18:9-10 também celebra esse evento.

Êxodo 14:13: "Moisés respondeu ao povo: ‘Não tenham medo! Fiquem firmes e vejam o livramento que o Senhor trará hoje para vocês. Os egípcios que hoje vocês estão vendo, nunca mais vocês os verão!’" Moisés encorajou o povo de Israel a confiar em Deus e a acreditar que Ele seria capaz de libertá-los do poder dos egípcios. Essa mensagem de esperança e confiança é um tema importante em Sabedoria 18.

Êxodo 15:13: "Com a tua graça conduziste o povo que resgataste; com teu poder os levaste à tua santa habitação." Este versículo é parte do cântico de Moisés e destaca o papel de Deus como salvador e guia do seu povo. Sabedoria 18 também enfatiza o poder salvador de Deus e a importância de confiar nele.

Êxodo 15:16: "Estremecerão de medo os povos; agarrarão os habitantes da Filístia um pavor súbito." O poder de Deus e a sua intervenção no livramento do seu povo foram tão significativos que as nações vizinhas tremiam de medo. A resposta divina à opressão dos egípcios e a libertação do povo de Israel são temas centrais em Sabedoria 18.


Rozdziały: