1. Palavra do Senhor, que foi dirigida a Miqueias de Moreseth, nos dias de Joatan, de Ácaz e de Ezequias, reis de Judá, que lhe foi revelada sobre a Samaria e Jerusalém.

2. Povos, ouvi todos! Esteja atenta a terra e tudo o que ela contém! O Senhor Iavé vai ser testemunha contra vós, o Senhor (que tudo vê) do seu santo templo.

3. Porque o Senhor vai sair da sua morada; descerá e pisará as alturas da terra. (ver nota)

4. Debaixo dele os montes derreter-se-ão, os vales se fundirão como a cera diante do fogo, como as águas que escorrem por uma vertente.

5. E tudo isto por causa da maldade de Jacob e dos pecados da casa de Israel. Qual é a maldade de Jacob?Não é a Samaria (com os seus ídolos)? E quais os lugares altos de Judá? Não são (os que se encontram) em Jerusalém?

6. Tornarei a Samaria como um montão de pedras no campo, quando se planta uma vinha; farei rolar as suas pedras no vale, e descobrirei (até) os seus fundamentos.

7. Todas as suas estátuas serão quebradas, todos os seus ganhos imundos serão queimados pelo fogo; reduzirei a pó todos os seus ídolos, porque tudo isso foi ganho com o prego da sua prostituição, e em salário de prostituição será convertido.

8. Por causa disto prantearei e soltarei gritos, andarei descalço e nu; gritarei como os chacais, soltarei lamentos como as avestruzes.

9. Com efeito o golpe (da idolatria) da Samaria é incurável, chegou até Judá, penetrou até á porta do meu povo, até Jerusalém.

10. Não o deis a saber em Get, não derrameis lágrimas em Aco. Revolve-te no pé em Bet-Afra.

11. Passa numa vergonhosa nudez, habitante de Safir! Não ousam sair os habitantes de Saanan. O luto de Beth-Haesel tira-vos o seu apoio.

12. O habitante de Marot treme pela sua felicidade, porque a desgraça enviada pelo Senhor atinge as portas (ou cidade) de Jerusalém.

13. Atrela o corcel ao carro, habitante de Laquis! Foste origem de pecado para a filha de Sião; em ti se acharam (imitadas) as maldades de Israel.

14. Por isso darás como dote (ao inimigo) Moreseth-Geth; as casas de Aczib foram uma decepção para os reis de Israel.

15. Eu te mandarei um conquistador, ó habitante de Maresa; a glória de Israel estender-se-á até Odolão.

16. Corta os cabelos, rapa (a cabeça) por causa dos teus filhos que eram as tuas delicias; torna-te calva como o abutre (que está na muda), porque foram levados cativos para longe de ti.





“A divina bondade não só não rejeita as almas arrependidas, como também vai em busca das almas teimosas”. São Padre Pio de Pietrelcina