Salmos, 55

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Ao mestre do coro. Segundo a melodia de "A Pomba silenciosa das regiões distantes". De Davide. Miktãm. Quando os Filisteus o prenderam em Gat.

2 Tem piedade de mim, ó Deus, porque o homem me calca os pés, combatendo sempre, me oprime.

3 Os meus inimigos atropelam-me continuamente, porque são muitos os que pelejam contra mim. Ó Altíssimo,

4 quando o temor me invadir, eu porei a minha confiança em ti.

5 Em Deus, cuja promessa exalto, em Deus confio, não temerei: que poderá contra mim o homem? (ver nota)

6 Todo o dia me difamam, todos os seus pensamentos são contra mim, para me fazerem mal.

7 Juntam-se, armam ciladas, espiam os meus passos, procurando tirar-me a vida.

8 Dá-lhes o pago da sua iniquidade, em tua indignação derriba esses povos, ó Deus.

9 Tu anotaste os caminhos do meu desterro; foram recolhidas as minhas lágrimas no teu odre; não estão elas consignadas no teu livro?

10 Hão-de retrocer os meus inimigos, sempre que eu te invocar; eu o sei muito bem. Deus está por mim.

11 Em Deus, cuja promessa exalto em Deus confio, não temerei: que poderá fazer contra mim o homem? (ver nota)

12 Estou obrigado, ó Deus, aos votos que te fiz, oferecer-te-ei sacrifícios de louvor,

13 porque livraste a minha alma da morte, e os meus pés da queda, para que eu ande na presença de Deus à luz dos viventes. (ver nota)




Versículos relacionados com Salmos, 55:

O Salmo 55 é um lamento de Davi diante de sua angústia e sofrimento, causados pelas palavras e ações traiçoeiras de seus inimigos. O salmista implora a Deus que o salve e julgue seus inimigos, confiando que Ele ouvirá e agirá. Abaixo estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em Salmo 55:

Salmos 31:22: "Mas eu confio em ti, Senhor, e digo: Tu és o meu Deus." Davi expressa sua confiança em Deus, mesmo em meio às dificuldades e traições.

Salmos 54:4: "Eis que Deus é o meu ajudador; o Senhor é quem sustenta a minha vida." O salmista reconhece que somente Deus pode ajudá-lo e sustentá-lo em momentos de aflição.

Salmos 56:9: "Quando eu a ti clamar, então voltarão para trás os meus inimigos; isto sei eu, porque Deus é por mim." Davi confia que Deus o ouvirá e agirá em seu favor, fazendo seus inimigos recuarem.

Salmos 57:1: "Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia de mim, porque a minha alma confia em ti; e à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades." Davi clama por misericórdia e proteção divina, sabendo que somente em Deus pode encontrar refúgio.

Salmos 59:9: "Mas eu cantarei a tua força; pela manhã louvarei com alegria a tua misericórdia; porquanto tu foste o meu alto refúgio, e proteção no dia da minha angústia." Davi louva a Deus por sua força e misericórdia, reconhecendo que Ele é seu refúgio e proteção em meio à aflição.


Poglavlja: