Salmos, 22

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Salmo. De Davide. O Senhor me apascenta: nada me falta;

2 em verdes pastos me faz recostar. Conduz-me junto das águas para descansar;

3 reconforta a minha alma, guia-me por veredas rectas, por causa do seu nome.

4 Ainda que eu ande por um vale tenebroso, não temerei males, porque tu estás comigo. A tua vara e o teu báculo: são eles que me consolam.

5 Preparas uma mesa para mim, à vista dos meus adversários; unges com óleos a minha cabeça; o meu cálice trasborda.

6 Benignidade e graça me acompanharão todos os dias da minha vida. Habitarei na casa do Senhor, durante dilatadíssimos tempos.




Versículos relacionados com Salmos, 22:

O Salmo 22 é um poema que expressa o sofrimento e a angústia do salmista diante das adversidades da vida. Ele começa com as palavras “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” e segue descrevendo a dor física e emocional que ele está enfrentando. Os versículos a seguir são exemplos de passagens bíblicas que se relacionam com os temas abordados no Salmo 22:

Isaías 53:3: "Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso." Este versículo fala sobre o Messias sofrendo e sendo rejeitado pelos homens, o que é uma imagem que é frequentemente associada com o sofrimento descrito no Salmo 22.

Salmos 69:20: "O opróbrio me quebrantou o coração, e estou enfermo; esperei por piedade, mas debalde; por consoladores, e não os achei." Este versículo fala sobre a solidão e a dor que o salmista sente, e esses sentimentos são expressos de forma similar no Salmo 22.

Lamentações 1:12: "Não vos comove isso, todos os que passais pelo caminho? Atendei e vede se há dor como a minha dor, que foi trazida sobre mim, com que o Senhor me afligiu no dia do furor da sua ira." Este versículo também expressa a dor e a aflição do sofrimento, que é um tema comum em todo o Salmo 22.

Mateus 27:46: "Por volta da hora nona, clamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lemá sabactâni; o que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" Esse verso é uma citação direta do início do Salmo 22 e é frequentemente associado com a crucificação de Jesus Cristo.

Hebreus 5:7-8: "Nos dias da sua carne, ofereceu, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte e foi ouvido por causa da sua reverência. Ainda que era Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu." Este versículo fala sobre a obediência de Cristo em relação ao sofrimento, o que é um tema central no Salmo 22.


Poglavlja: