São Marcos, 2
16. Os escribas, do partido dos fariseus, vendo-o comer com as pessoas de má vida e publicanos, diziam aos seus discípulos: “Ele come com os publicanos e com gente de má vida?”.
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16. Os escribas, do partido dos fariseus, vendo-o comer com as pessoas de má vida e publicanos, diziam aos seus discípulos: “Ele come com os publicanos e com gente de má vida?”.
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São Marcos 2 apresenta diversas narrativas que enfatizam a autoridade de Jesus como o Filho de Deus. No primeiro episódio, Jesus cura um paralítico dizendo que seus pecados foram perdoados, o que causa indignação entre os escribas presentes. Em seguida, Jesus chama Levi para segui-lo, e janta na casa dele com outros publicanos e pecadores. Mais uma vez, os fariseus questionam a conduta de Jesus. Ele responde dizendo que veio para chamar os pecadores ao arrependimento e não os justos. Por fim, Jesus é questionado pelos fariseus acerca do jejum, e responde com uma metáfora sobre a impossibilidade de se colocar remendo novo em vestido velho.
Romanos 3:23: "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus." Este versículo ressalta a condição universal do pecado. Jesus ofereceu cura física ao paralítico, mas antes disso, disse que seus pecados estavam perdoados. Isso indica que a cura física é apenas uma manifestação da cura espiritual que todos necessitam.
Isaías 42:6: "Eu, o Senhor, te chamei em justiça, e te tomarei pela mão, e te guardarei, e te darei por aliança do povo, e para luz dos gentios." Jesus chama Levi para segui-lo e janta com pecadores e publicanos. Isso representa a inclusão de todos os tipos de pessoas em sua mensagem de salvação.
Lucas 5:31: "E Jesus, respondendo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os enfermos." Essa passagem reforça a resposta de Jesus aos fariseus sobre por que ele come com publicanos e pecadores. Ele veio para chamar os pecadores ao arrependimento, e não os justos.
Colossenses 2:23: "As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne." Essa passagem relembra a metáfora de Jesus sobre o remendo novo em vestido velho. Ele está mostrando que o jejum, como uma prática religiosa, pode ser ineficaz quando praticado de forma superficial, sem uma conexão verdadeira com Deus.
Mateus 12:8: "Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor." Este versículo reforça a autoridade de Jesus como o Filho de Deus. Ele usa essa autoridade para perdoar pecados, curar o paralítico e questionar a prática religiosa superficial dos fariseus.
“De que vale perder-se em vãos temores?” São Padre Pio de Pietrelcina