I Crônicas, 16
1. Fizeram entrar a arca do Senhor e a colocaram no meio do pavilhão que para ela Davi tinha levantado e ofereceram a Deus holocaustos e sacrifícios pacíficos.
1. Levaram a arca de Deus e colocaram-na no meio do tabernáculo, que Davide lhe tinha levantado, e ofereceram holocaustos e hóstias pacíficas diante de Deus.
2. Depois desse oferecimento de holocaustos e sacrifícios pacíficos, Davi abençoou o povo em nome do Senhor.
2. Tendo Davide acabado de oferecer os holocaustos e as hóstias pacíficas, abençoou o povo em nome do Senhor.
3. Em seguida, distribuiu a todos os israelitas, homens e mulheres, a cada um, um pão, um pedaço de carne e um bolo de uvas secas.
3. Distribuiu a todos um por um, tanto a homens como a mulheres, uma torta de pão, um pedaço de carne de vaca assada e flor de farinha frita em azeite.
4. Davi colocou diante da arca do Senhor levitas encarregados do serviço, que invocavam, celebravam e louvavam o Senhor, Deus de Israel.
4. Estabeleceu dentre os Levitas os que haviam de servir diante da arca do Senhor, fazer comemoração das suas obras, glorificar e louvar o Senhor Deus de Israel.
5. Eram eles: Asaf, o chefe; Zacarias, o segundo; em seguida, Oziel, Semiramot, Matatias, Eliab, Banaías, Obed-Edom e Jeiel, munidos de instrumentos musicais, harpa e liras, enquanto que Asaf fazia vibrar os címbalos.
5. Nomeou Azaf chefe, Zacarias o segundo, e depois Jaiel, Semiramot, Jeiel, Matatias, Eliab, Banaias e Obededom: Jeiel para tocar harpas e cítaras, Asaf para tocar os címbalos,
6. Os sacerdotes Banaías e Jaziel tocavam continuamente as trombetas diante da arca da aliança do Senhor.
6. e os sacerdotes Banaias e Jazlel para tocarem continuamente a trombeta diante da arca da aliança do Senhor.
7. Foi naquele dia que Davi encarregou Asaf e seus irmãos de celebrar o Senhor:*
7. Naquele dia Davide constituiu Asaf primeiro cantor, para cantar os louvores ao Senhor com seus irmãos, (dizendo):
8. Celebrai o Senhor, aclamai o seu nome, apregoai entre as nações as suas obras.
8. Louvai o Senhor, e invocai o seu nome: tornai conhecidas as suas obras entre os povos.
9. Cantai-lhe hinos e cânticos, anunciai todas as suas maravilhas.
9. Cantai em seu louvor, salmodiai para sua glória, anunciai todas as suas maravilhas.
10. Gloriai-vos do seu santo nome, rejubile o coração dos que buscam o Senhor.
10. Louvai o seu santo nome; alegre-se o coração dos que buscam o Senhor.
11. Recorrei ao Senhor e ao seu poder, procurai continuamente sua face.
11. Buscai o Senhor e a sua fortaleza; buscai sempre a sua face.
12. Recordai as maravilhas que operou, seus prodígios e os julgamentos por seus lábios proferidos.
12. Lembrai-vos das maravilhas que ele fez, dos seus prodígios e dos juízos da sua boca,
13. Ó descendência de Israel, seu servo, ó filhos de Jacó, seus escolhidos!
13. vós que sois os descendentes de Israel, seu servo, filhos de Jacob, seu escolhido.
14. É ele o Senhor, nosso Deus; suas sentenças comandam a terra inteira.
14. Ele é o Senhor nosso Deus; em toda a terra se exercem os seus juízos.
15. Recordai sem cessar sua aliança, a palavra que empenhou a mil gerações,
15. Lembrai-vos eternamente do seu pacto, da palavra que disse para mil gerações (isto é, para sempre),
16. que garantiu a Abraão e jurou a Isaac,
16. (do pacto) que fez com Abraão, do seu juramento a Isaac,
17. e confirmou a Jacó irrevogavelmente e a Israel como aliança eterna,
17. do que firmemente estabeleceu com Jacob, e com Israel como pacto eterno,
18. quando disse: “Eu te darei a terra de Canaã, como parte da tua herança”.
18. dizendo: Eu hei-de dar-te a terra de Canaan, como parte da vossa herança.
19. Quando não passavam de um reduzido número, minoria insignificante e estrangeiros na terra,
19. Quando eles eram em pequeno número, pobres e estrangeiros nela,
20. e andavam errantes de nação em nação, de reino em reino,
20. quando passavam de nação em nação, dum reino para outro povo,
21. não permitiu que ninguém os oprimisse e castigou os reis por causa deles:
21. não permitiu que alguém lhes fizesse mal, antes por causa deles castigou reis:
22. “Não ouseis tocar nos que me são consagrados nem maltratar os meus profetas!”.
22. Não toqueis (disse) os meus ungidos, não façais mal aos meus profetas.
23. Cantai ao Senhor, terra inteira, anunciai cada dia a salvação que ele nos trouxe.
23. Cantai ao Senhor, (ó habitantes) de toda a terra; anunciai de dia em dia a salvação que vos deu.
24. Proclamai às nações a sua glória, a todos os povos as suas maravilhas!
24. Publicai a sua glória entre as gentes, e as suas maravilhas entre todos os povos,
25. Porque o Senhor é grande e digno de todo o louvor, o único temível de todos os deuses.
25. porque o Senhor é grande e digno de todo o louvor, é mais terrível que todos os deuses,
26. Porque os deuses dos povos, sejam quais forem, não passam de ídolos; mas foi o Senhor quem criou o céu.
26. pois todos os deuses das gentes são ídolos. O Senhor (é o que) fez os céus;
27. Em seu semblante, a majestade e a beleza, em sua morada, o poder e a felicidade.
27. a majestade e o esplendor estão diante dele, a fortaleza e a alegria na sua morada.
28. Tributai ao Senhor, famílias dos povos, tributai ao Senhor glória e poder,
28. Tributai ao Senhor, ó famílias dos povos, tributai ao Senhor glória e poder,
29. tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome! Trazei oferendas e chegai à sua presença, adorai o Senhor com ornamentos sagrados.
29. tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome; trazei ofertas e vinde à sua presença, adorai o Senhor com os santos ornamentos.
30. Diante dele estremece a terra inteira e não vacila, porque ele a sustém.
30. Trema a terra diante da sua face, porque ele deu fundamentos estáveis ao universo.
31. Alegrem-se o céu e exulte a terra, e confessem as nações: “O Senhor é rei!”.
31. Alegrem-se os céus, e exulte a terra! Diga-se entre as nações: O Senhor é o rei.
32. Retumbe o mar e o que ele contém, regozijem-se os campos e tudo o que neles existe.
32. Brama o mar e tudo o que nele se contêm; exultem os campos e tudo o que há neles.
33. Jubilem as árvores da floresta com a presença do Senhor, pois ele vem para governar a terra.
33. Que as árvores do bosque soltem gritos de alegria diante do Senhor, porque ele vem julgar a terra.
34. Louvai o Senhor, porque ele é bom, porque a sua misericórdia é eterna.
34. Dai glória ao Senhor, porque é bom, porque a sua misericórdia é eterna.
35. Dizei: “Salvai-nos, Deus de nossa salvação, e recolhei-nos e salvai-nos de entre as nações para que possamos celebrar o vosso santo nome e ter a satisfação de vos louvar”.
35. Dizei: Salva-nos, ó Deus nosso Salvador, junta-nos e tira-nos do meio das gentes, para que celebremos o teu santo nome, e ponhamos a nossa glória em te louvar.
36. Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, pelos séculos dos séculos! E todo o povo disse: “Amém!” e “Louvai o Senhor!”.
36. Bem-dito seja o Senhor Deus de Israel, de eternidade em eternidade. Todo o povo diga: "Amen!" e: "Louvai o Senhor".
37. Davi deixou diante da arca da aliança do Senhor a Asaf e seus irmãos, para fazerem continuamente o serviço diante da arca, segundo o seu dever de cada dia;
37. Davide deixou ali, diante da arca da aliança do Senhor, Asaf e os seus irmãos, para servirem continuamente na presença da arca, todos os dias, e por seus turnos.
38. igualmente Obed-Edom, com seus irmãos, em número de sessenta e oito; Obed-Edom, filho de Iditun e Hosa, como porteiros;
38. Deixou também Obededom e os seus irmãos, que eram sessenta e oito, e estabeleceu como porteiros a Obededom, filho de Iditun, e a Hosa.
39. igualmente o sacerdote Sadoc e os sacerdotes seus irmãos, diante do Tabernáculo do Senhor, no lugar alto de Gabaon,
39. Pôs o sacerdote Sadoc e os seus irmãos sacerdotes diante do tabernáculo do Senhor no lugar alto, que havia em Gabon,
40. para oferecer holocaustos ao Senhor, dia a dia, pela manhã e pela tarde, sobre o altar dos holocaustos e para cumprir tudo o que está escrito na lei que o Senhor deu a Israel.
40. para oferecerem continuamente holocaustos ao Senhor, de manhã e de tarde, em cima do altar dos holocaustos, conforme tudo o que está escrito na lei do Senhor, prescrita a Israel.
41. Com eles estavam Emã, Iditun e os outros que tinham sido escolhidos e designados nominalmente para louvar o Senhor, porque sua misericórdia é eterna.*
41. Depois dele, estavam Heman, Iditun e os outros que tinham sido escolhidos e designados cada um por seu nome para louvar o Senhor, dizendo que a sua misericórdia é eterna.
42. Tinham consigo trombetas e címbalos para tocar e instrumentos para os cânticos de Deus. Os filhos de Iditun estavam encarregados da porta.*
42. Heman e Iditun tocavam também a trombeta, e os címbalos, e (tinham) instrumentos músicos para cantarem louvores a Deus. Destinou para porteiros os filhos de Iditun.
43. Depois, todo o povo retornou para suas casas; e também Davi voltou para abençoar sua casa.
43. E todo o povo voltou para sua casa, e também Davide para a sua, a fim de a abençoar.
Bíblia Ave Maria - Tous droits réservés.
