Salmos, 45

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Ao mestre do coro, Dos filhos de Coré. Segundo a melodia de "As Virgens..." Cântico.

2 Deus é nosso refúgio e nossa força; grandemente se tem mostrado (nosso) auxílio nas angústias.

3 Por isso não tememos, ainda que a terra se subverta, e caiam os montes para o meio do mar.

4 Bramem e encrespem-se as suas águas, estremeçam os montes ao seu embate: o Senhor dos exércitos está connosco, é uma cidadela para nós o Deus de Jacob.

5 As correntes dum rio alegram a cidade de Deus, o tabernáculo mais santo do Altíssimo.

6 Deus está no meio dela, não se abalará; Deus a ajudará desde o raiar da manhã.

7 As nações se amotinaram, os reinos se agitaram; (Deus) fez ouvir a sua voz e a terra se desagregou;

8 O Senhor dos exércitos está connosco o Deus de Jacob é a nossa cidadela.

9 Vinde, vede as obras do Senhor, as maravilhas que operou sobre a terra.

10 E ele quem reprime as guerras até à extremidade do mundo, quebra os arcos e faz em pedaços as lanças, e queima ao fumo os escudos.

11 "Desisti e reconhecei que eu sou Deus, excelso entre as gentes, e excelso sobre (toda) a terra."

12 O Senhor dos exércitos está connosco; O Deus de Jacob é a nossa cidadela.




Versículos relacionados com Salmos, 45:

O Salmo 45 é um poema em honra a um rei, provavelmente Salomão, mas com possíveis referências ao Messias. O capítulo exalta a beleza, a justiça, a sabedoria e o poder do rei, e o compara a Deus. O capítulo termina com uma exortação para que os povos e reis da terra prestem homenagem ao rei de Israel.

Isaías 9:6: "Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz." Este versículo profetiza sobre o nascimento do Messias, que seria um líder sábio e poderoso.

Provérbios 31:30: "A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada." Este versículo destaca a importância de qualidades interiores como o temor a Deus, que são mais valiosas do que a beleza exterior.

Hebreus 1:8-9: "Mas acerca do Filho ele diz: 'O teu trono, ó Deus, subsiste para todo o sempre; cetro de justiça é o cetro do teu Reino. Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te escolheu dentre os teus companheiros ungindo-te com óleo de alegria'." Este versículo faz referência ao Salmo 45 e declara que o Messias é o próprio Deus.

1 Crônicas 29:11: "Teus, Senhor, são a grandeza, o poder, a glória, a majestade e o esplendor, pois tudo o que há nos céus e na terra é teu. Teu, Senhor, é o Reino; tu estás acima de tudo." Este versículo enfatiza que Deus é o Rei supremo e que todo poder e autoridade vem dele.

Mateus 2:2: "E perguntaram: 'Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo'." Este versículo se refere à visita dos magos a Jesus, que foram até ele para adorá-lo como um rei.


Chapters: