Números, 19

Bíblia Matos Soares (1956)

1 O Senhor falou a Moisés e a Aarão, dizendo:

2 Esta é a cerimônia da vítima que o Senhor ordenou. Ordena aos filhos de Israel que te tragam uma vaca vermelha, perfeita, na qual não haja nenhum defeito, e que não tenha (ainda) levado o jugo:

3 entregá-Ia-eis ao sacerdote Eleázaro, o qual, depois de a ter tirado para fora do campo, a imolará à vista de todos;

4 molhando o dedo no sangue dela, fará (com ele) sete aspersões do lado da porta do tabernáculo,

5 e depois a queimará à vista de todos, dando às chamas tanto a pele e a carne, como o sangue e os excrementos.

6 O sacerdote lançará também no fogo, que queima a vaca, pau de cedro, hissopo e escarlate tinto duas vezes.

7 Depois disto, lavadas as suas vestes e o seu corpo, voltará aos acampamentos, e será impuro até à tarde.

8 Igualmente aquele que a queimou, lavará as suas vestes e o seu corpo, e será impuro até à tarde.

9 Um homem puro recolherá as cinzas da vaca, e as depositará fora do campo num lugar limpíssimo, onde sejam guardadas pela multidão dos filhos de Israel, para fazer água de aspersão, porque a vaca foi queimada pelo pecado.

10 Aquele que levou as cinzas da vaca, depois de ter lavado as suas vestes, ficará impuro até à tarde. Os filhos de Israel e os estrangeiros, que habitam entre eles, terão isto como lei perpétua,

11 Aquele que tiver tocado o cadáver de um homem, e ficar por isso impuro sete dias;

12 será aspergido com esta água ao terceiro e ao sétimo dia, e assim se tomará puro. Se não for aspergido ao terceiro dia, não poderá ser purificado ao sétimo.

13 Todo o que tiver tocado o corpo morto dum homem e não for aspergido com a mistura desta água, manchará o tabernáculo do Senhor, e será eliminado do meio de Israel, porque não foi aspergido com a água de expiação: ficará impuro, pois a sua impureza está ainda sobre ele.

14 Esta é a lei quando um homem morre na sua tenda: todos que entrarem na sua tenda, e todos os utensílios que ali há, serão impuros durante sete dias.

15 O vaso que não tiver tampa nem atadura por cima, será impuro.

16 Se alguém no campo tocar do cadáver de um homem assassinado ou morto por si mesmo, ou qualquer osso dele, ou o seu sepulcro, será impuro durante sete dias.

17 Tomarão cinzas da vaca queimada pelo pecado, e deitarão, por cima delas, águas vivas dentro de um vaso.

18 Um homem puro, depois de ter molhado nelas um hissopo, aspergirá com ele toda a tenda, todos os móveis e os homens contaminados por tal contacto:

19 por este modo o homem puro aspergirá o impuro, ao terceiro e ao sétimo dia, e o que foi purificado no sétimo, lavar-se-á a si e às suas vestes, e será impuro até à tarde.

20 Se alguém não for purificado conforme este rito, será eliminado do meio da congregação, porque manchou o santuário do Senhor e não foi aspergido com a água da purificação.

21 Este mandamento será lei perpétua. Também aquele que faz a aspersão da água, lavará as suas vestes. Todo o que tocar as águas da expiação, ficará impuro até à tarde.

22 Tudo o que um impuro tocar, ficará impuro; a pessoa que tocar qualquer destas coisas, ficará impura até à tarde.




Versículos relacionados com Números, 19:

Números 19 fala sobre a ordenança da vaca vermelha, um ritual de purificação para aqueles que tocaram um cadáver ou estiveram em contato com uma pessoa morta. A vaca vermelha, que deveria ser completamente vermelha e sem defeito, era sacrificada fora do acampamento e suas cinzas eram usadas para preparar a água da purificação. Aqueles que eram impuros precisavam ser aspergidos com a água da purificação no terceiro e no sétimo dia, para que pudessem ser considerados limpos novamente. Abaixo estão quatro versículos relacionados a temas abordados em Números 19:

Levítico 16:26 - "Aquele que soltar a cabra para Azazel lavará as suas vestes e banhará o seu corpo em água, e depois entrará no arraial." Este versículo fala sobre o Dia da Expiação, outro dia de purificação para o povo de Israel, que envolvia o sacrifício de dois bodes, um para o Senhor e outro para Azazel.

Hebreus 9:13-14 - "Porque se o sangue dos touros e dos bodes e a cinza duma novilha esparzida sobre os imundos os santifica, quanto à purificação da carne, muito mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará a vossa consciência das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?" Este versículo mostra que a purificação através de sacrifícios de animais não era suficiente para a purificação total dos pecados, e que somente o sacrifício de Cristo poderia purificar completamente.

Hebreus 9:19-22 - "Porque, havendo Moisés anunciado a todo o povo todos os mandamentos segundo a lei, tomou o sangue dos bezerros e dos bodes, com água, lã purpúrea, hissopo e esparziu tanto o mesmo livro como todo o povo, dizendo: Este é o sangue do testamento que Deus vos tem mandado. E semelhantemente esparziu com sangue o tabernáculo e todos os vasos do ministério. E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão." Este versículo fala sobre a importância do derramamento de sangue nos rituais de purificação, e como isso se aplica à purificação pelo sangue de Cristo.

1 João 1:7 - "Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado." Este versículo fala sobre a importância de viver em comunhão com Deus e com os outros, e como o sangue de Jesus pode nos purificar de todos os pecados.


Chapters: