Números, 15

Bíblia Matos Soares (1956)

1 O Senhor falou a Moisés, dizendo;

2 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando entrardes na terra da vossa habitação, que eu vos hei-de dar,

3 e oferecerdes ao Senhor algum holocausto ou vítima, quer em cumprimento dos vossos votos, quer de vossa livre vontade, ou fazendo queimar nas vossas solenidades, de odor de suavidade para o Senhor, bois ou ovelhas,

4 todo aquele que imolar uma vitima, oferecerá em sacrifício a décima parte de efa de flor de farinha amassada com a quarta parte de um hin de azeite,

5 e dará esta mesma medida de vinho para fazer as libações, por cada cordeiro.

6 Por cada carneiro, a oblação será de duas dízimas de flor de farinha, amassada com a terça parte de um hin de azeite:

7 oferecerá para as libações um terço da mesma medida de vinho em cheiro de suavidade para o Senhor.

8 Quando, porém, ofereceres um holocausto de bois, quer para cumprires um voto, quer em sacrifício pacífico,

9 darás por cada boi três dízimas de flor de farinha, amassada com azeite, na medida de meio hin,

10 e darás a mesma medida de vinho para as libações em oferta de suavíssimo odor para o Senhor.

11 Assim o farás

12 por cada boi, cada carneiro, cada cordeiro e cada cabrito.

13 Tanto os naturais da terra como os estrangeiros

14 oferecerão os sacrifícios com o mesmo rito.

15 Será uma mesma lei e ordenação, tanto para vós como para os que são estrangeiros no vosso país.

16 O Senhor falou a Moisés, dizendo:

17 Fala aos filhos de Israel e dize-lhes:

18 Quando chegardes à terra, que eu vos hei-de dar,

19 e comerdes dos pães daquele país, separareis para o Senhor as primícias

20 do vosso alimento. Assim como separais as primícias das eiras,

21 assim também oferecereis ao Senhor as primícias das vossas massas.

22 Quando por ignorância omitirdes algumas destas coisas que o Senhor disse a Moisés,

23 e que por meio dele vos ordenou, desde o dia em que começou a dar-vos os seus mandamentos,

24 se a multidão vier a cair em qualquer falta por esquecimento, oferecerá um bezerro da manada em holocausto de suavíssimo cheiro para o Senhor, com a sua oblação e as suas libações, como prescrevem as cerimônias, e um bode pelo pecado;

25 o sacerdote rogará por toda a multidão dos filhos de Israel, e se lhes perdoará, porque não pecaram voluntariamente e ofereceram contudo um holocausto ao Senhor, pela sua inadvertência.

26 Será perdoado a toda a multidão dos filhos de Israel, e aos estrangeiros que moram entre eles, porque é uma culpa de todo o povo cometida por ignorância.

27 Porém, se uma só pessoa pecar por ignorância, oferecerá uma cabra de um ano pelo seu pecado,

28 e o sacerdote rogará por ela, porque pecou sem o saber diante do Senhor, e lhe alcançará o perdão, e lhe será perdoado.

29 Uma mesma lei será para todos os que pecarem por ignorância, que sejam naturais quer sejam estrangeiros.

30 A pessoa, porém, que dizer alguma coisa com a mão levantada (contra Deus), quer seja cidadão quer forasteiro, será eliminado do meio do seu povo, porque foi rebelde contra o Senhor,

31 porque desprezou a palavra do Senhor e violou o seu preceito; por isso será exterminado, e levará sobre si a sua iniquidade.

32 Ora aconteceu que, estando os filhos de Israel no deserto, e encontrando um homem que apanhava lenha no dia de sábado,

33 apresentaram-no a Moisés, a Aarão e a todo o povo.

34 Eles meteram-no em prisão, não sabendo o que deviam fazer dele.

35 O Senhor disse a Moisés: Este homem seja morto, todo o povo o apedreje fora dos acampamentos.

36 Tendo-o tirado para fora, apedrejaram-no, e ele morreu, como o Senhor tinha mandado.

37 Disse também o Senhor a Moisés:

38 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes que façam umas guarnições nas extremidades das suas capas, pondo nelas fitas de púrpura violácea,

39 para que, vendo-as, se recordem de todos os mandamentos do Senhor, e não sigam os seus pensamentos nem os seus olhos que os arrastam à infidelidade.

40 Assim se recordarão dos preceitos do Senhor e os cumprirão e serão santos para com o seu Deus.

41 Eu sou o Senhor vosso Deus que vos tirei da terra do Egito, para ser vosso Deus.




Versículos relacionados com Números, 15:

O capítulo 15 de Números trata sobre a oferta de sacrifícios e ofertas voluntárias que deveriam ser apresentadas ao Senhor, além de instruções sobre a observância dos mandamentos de Deus. A seguir, estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em Números 15, em ordem de proximidade com o capítulo:

Levítico 22:17-18: "E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Fala a Arão e a seus filhos, e a todos os filhos de Israel, e dize-lhes: Qualquer homem da casa de Israel, ou dos estrangeiros em Israel, que oferecer a sua oferta, seja dos seus votos, ou das suas ofertas voluntárias, que oferecem ao SENHOR em holocausto;" Este versículo fala sobre a oferta de sacrifícios que deveriam ser apresentados ao Senhor, o que é semelhante ao que é abordado em Números 15.

Levítico 23:15-16: "E desde o dia seguinte ao sábado, desde o dia em que trouxerdes o molho da oferta movida, sete semanas inteiras serão. Até ao dia seguinte ao sétimo sábado, contareis cinquenta dias; então, oferecereis nova oferta de alimentos ao SENHOR." Esse versículo fala sobre a observância dos mandamentos de Deus, o que é abordado em Números 15.

Deuteronômio 26:13: "E dirás diante do Senhor teu Deus: Tirei da minha casa as coisas consagradas e as dei também ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, conforme a todos os teus mandamentos que me ordenaste; não transgredi os teus mandamentos, nem deles me esqueci." Esse versículo fala sobre a importância de seguir os mandamentos do Senhor com relação às ofertas e sacrifícios, e também mostra a responsabilidade do povo de Israel em cuidar dos menos favorecidos.

Levítico 23:10: "Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando houverdes entrado na terra que vos hei de dar, e fizerdes a sua colheita, então trareis um molho das primícias da vossa sega ao sacerdote;" Esse versículo faz referência à oferta das primícias, que deveria ser apresentada ao Senhor como uma forma de agradecimento pelas bênçãos recebidas.

Deuteronômio 14:22-23: "Certamente darás os dízimos de todo o fruto das tuas sementes, que cada ano se recolher do campo. E perante o Senhor teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao Senhor teu Deus todos os dias." Esse versículo fala sobre a obrigação do povo de Israel em dar os dízimos como forma de contribuição para o sustento da tribo de Levi, que era responsável pelo serviço religioso.


Chapters: