Levítico, 2

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Quando qualquer pessoa fizer ao Senhor uma oblação, a sua oferta será de flor de farinha: derramará sobre ela azeite, porá incenso,

2 e a levará aos sacerdotes, filhos de Aarão, um dos quais tomará um punhado da flor da farinha com azeite, e todo o incenso, e porá estas coisas como um memorial sobre o altar, em suave odor ao Senhor.

3 O que ficar da oblação será de Aarão e dos seus filhos, e será uma coisa santíssima entre as ofertas feitas ao Senhor.

4 Quando fizeres uma oblação de coisa cozida no forno, será de flor de farinha, isto é, de pães sem fermento amassados com azeite, e filhós ázimas untadas com azeite.

5 Se a tua oferta for de coisa frita em sertã, seja flor de farinha amassada em azeite e sem fermento;

6 dividi-la-ás em pequenos pedaços, e lhe deitarás azeite por cima.

7 Mas, se o sacrifício for de coisa cozida sobre a grelha, igualmente será a flor da farinha com azeite.

8 Oferecê-la-ás ao Senhor, e a porás nas mãos do sacerdote,

9 o qual, oferecendo-a, tomará uma parte da oblação como um memorial, e a queimará sobre o altar em cheiro de suavidade ao Senhor.

10 Tudo o que ficar será de Aarão e de seus filhos, e será uma coisa santíssima entre os sacrifícios feitos pelo fogo ao Senhor.

11 Toda a oferta, que se fizer ao Senhor, será sem fermento, e no sacrifício ao Senhor não se queimará em cima do altar coisa de fermento ou de mel.

12 Destas coisas oferecereis somente primícias e dons, mas não serão postos sobre o altar em odor de suavidade.

13 Temperarás com sal toda a oblação que fizeres; não deixarás que falte à tua oferenda o sal da aliança do teu Deus. Em toda a tua oblação oferecerás sal.

14 Se, porém, fizeres ao Senhor uma oferta das primícias dos teus frutos, de espigas ainda verdes, torrá-las-ás ao fogo, e moê-las-ás como se faz (aos grãos) de trigo, e assim oferecerás as tuas primícias ao Senhor,

15 derramando azeite sobre (elas) e pondo-lhes por cima incenso, porque é uma oblação.

16 Dela o sacerdote queimará, em memória do donativo, uma parte do grão moído, e do azeite, e todo o incenso.




Versículos relacionados com Levítico, 2:

Levítico 2 apresenta instruções sobre as ofertas de cereal que os israelitas deveriam apresentar a Deus. Essas ofertas consistiam em grãos finos e óleo, sem fermento e sal, que deveriam ser queimados no altar. Os versículos selecionados são:

1 Crônicas 21:24: "Então o rei Davi disse a Ornã: Não, mas eu o comprarei pelo seu justo preço; porque não oferecerei ao SENHOR, meu Deus, holocaustos que não me custem nada. Então Davi comprou a eira e os bois por cinquenta siclos de prata." O versículo mostra a importância de oferecer ofertas a Deus com sacrifício pessoal e financeiro, em vez de simplesmente oferecer algo que não custa nada.

Mateus 5:23-24: "Portanto, se estiveres apresentando a tua oferta no altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem algo contra ti, deixa tua oferta ali diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e depois vem apresentar a tua oferta." Esse versículo destaca a importância da reconciliação antes de oferecer ofertas a Deus, mostrando que nossos relacionamentos com os outros são essenciais para nossa adoração a Deus.

Hebreus 13:15: "Por meio de Jesus, portanto, ofereçamos continuamente a Deus um sacrifício de louvor, que é fruto de lábios que confessam o seu nome." O autor de Hebreus destaca que a oferta mais importante que podemos oferecer a Deus é o nosso louvor e adoração por meio de Jesus Cristo.

Salmo 141:2: "Suba a minha oração perante a tua face como incenso, e seja o levantar de minhas mãos como o sacrifício da tarde." O salmista mostra que a oração pode ser considerada uma oferta a Deus, apresentada como incenso, e que a adoração a Deus pode acontecer em qualquer lugar e em qualquer momento.

Romanos 12:1: "Portanto, irmãos, rogo-vos pelas misericórdias de Deus que apresenteis o vosso corpo como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional." O apóstolo Paulo destaca que nossa adoração a Deus deve ser apresentada por meio de nossos corpos e vidas como um sacrifício vivo, santo e agradável, que é uma oferta racional e espiritual a Deus.


Chapters: