II São Pedro, 3

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Caríssimos, eis que esta é a segunda epístola que vos escrevo; em ambas procuro despertar em vós, com lembranças, uma sã inteligência.

2 Lembrai-vos das coisas preditas pelos santos profetas e dos mandamentos do Senhor e Salvador, transmitidos pelos vossos Apóstolos,

3 Sabei antes de tudo que nos últimos tempos virão zombadores cheios de zombarias, vivendo segundo as suas concupiscências.

4 Dirão : "Onde está a promessa da sua vinda? Desde que os (nossos) pais morreram, tudo continua como no princípio da criação."

5 Mas isto é porque eles ignoram voluntàriamente que antigamente existiram os céus e uma terra, que a palavra de Deus fez surgir da água e pela água,

6 e que por estas mesmas causas o mundo de então pereceu submergido na água.

7 Mas os céus e a terra, que agora existem, são guardados pela mesma palavra e reservados para o fogo, no dia do juízo e da perdição dos homens impios. (ver nota)

8 Há porém, uma coisa, caríssimos, que não deveis ignorar: é que um dia, diante do Senhor, é como mil anos (diante dos homens), e mil anos (diante dos homens) como um dia (diante do Senhor).

9 Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns pensam, mas usa de paciência convosco, não querendo que nenhum pereça, mas que todos se convertam à penitência.

10 Todavia, como um ladrão, virá o dia do Senhor, no qual passarão os céus com grande estrondo, e os elementos com o calor se dissolverão e a terra como as obras que há nela será consumida.

11 Portanto, visto que todas estas coisas estão destinadas a ser desfeitas, quais não deveis ser em piedade e santidade de vida,

12 esperando e correndo ao encontro da vinda do dia de Deus, no qual os céus, ardendo, se desfarão, e os elementos, com o ardor do fogo, se hão-de fundir!

13 Realmente esperamos, segundo a sua promessa, novos céus e uma nova terra, nos quais habite a justiça.

14 Portanto, caríssimos, esperando estas coisas, procurai com diligência ser encontrados por ele sem mancha e irrepreensíveis na paz (com Deus).

15 Crede que a longanimidade de nosso Senhor é para vossa salvação, conforme também nosso irmão carissimo Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada,

16 como aliás faz em todas as suas cartas, em que fala disto, nas quais há alguns pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes (na fé) adulteram (como também as outras Escrituras) para sua própria perdição.

17 Vós, pois, caríssimos, estando prevenidos, acautelai-vos, para que não caiais da vossa firmeza, levados pelo erro destes insensatos,

18 mas crescei na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele (seja dada) glória, agora e no dia da eternidade.




Versículos relacionados com II São Pedro, 3:

O capítulo 3 de 2 Pedro trata sobre a volta de Jesus Cristo e a destruição do mundo pelo fogo. Pedro exorta os cristãos a viverem de forma piedosa e a esperarem ansiosamente a volta de Cristo. Abaixo, seguem cinco versículos relacionados com os temas abordados no capítulo:

Mateus 24:36: "Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente o Pai." Este versículo fala sobre a incerteza da data da volta de Cristo, o que corrobora com o ensinamento de Pedro em 2 Pedro 3:10 sobre a vinda do Senhor "como um ladrão".

Hebreus 10:27: "Mas uma terrível expectativa de juízo e um fogo ardente que há de devorar os adversários." O autor de Hebreus fala sobre a punição dos ímpios no dia do juízo, tema que também é abordado por Pedro em 2 Pedro 3:7.

Tiago 5:7-8: "Sede, pois, irmãos, pacientes até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia. Sede vós também pacientes e fortalecei o vosso coração, pois a vinda do Senhor está próxima." Tiago exorta os cristãos a terem paciência até a volta de Cristo, assim como Pedro faz em 2 Pedro 3.

1 Tessalonicenses 5:2-3: "Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como um ladrão de noite. Quando disserem: Paz e segurança!, então repentina destruição virá sobre eles, como as dores de parto sobre a que está grávida, e de modo nenhum escaparão." Paulo também usa a imagem do ladrão para descrever a vinda de Cristo, assim como Pedro em 2 Pedro 3:10.

Apocalipse 21:1: "Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe." João fala sobre a nova criação que Deus fará após a destruição do mundo pelo fogo, tema que é mencionado por Pedro em 2 Pedro 3:13.


Chapters: