II São Pedro, 3

Bíblia Ave Maria

1 Caríssimos, esta é a segunda carta que vos escrevo. Tanto numa como noutra, apelo às vossas recordações para despertar em vós uma sã compreensão,

2 e para vos lembrar as predições dos santos profetas, bem como o mandamento de nosso Senhor e Salvador, ensinado por vossos apóstolos.

3 Sabei, antes de tudo, o se­guinte: nos últimos tempos virão escarnecedores cheios de zombaria, que viverão segundo as suas próprias concupiscências.

4 Eles dirão: “Onde está a promessa de sua vinda? Desde que nossos pais morreram, tudo continua como desde o princípio do mundo”.*

5 Esquecem-se propo­sitada­men­­te que desde o princípio exis­tiam os céus e igualmente uma terra que a Palavra de Deus fizera surgir do seio das águas, no meio da água,*

6 e desse modo o mundo de então perecia afogado na água.

7 Mas os céus e a terra que agora existem são guardados pela mesma palavra divina e reservados para o fogo no dia do juízo e da perdição dos ímpios.

8 Mas há uma coisa, caríssimos, de que não vos deveis esquecer: um dia diante do Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.

9 O Senhor não retarda o cumprimento de sua promessa, como alguns pensam, mas usa da paciência para convosco. Não quer que alguém pereça; ao contrário, quer que todos se arrependam.

10 Entretanto, virá o dia do Senhor como ladrão. Naquele dia, os céus passarão com ruído, os elementos abrasados se dissolverão, e será consumida a terra com todas as obras que ela contém.

11 Uma vez que todas essas coisas se hão de desagregar, considerai qual deve ser a santidade de vossa vida e de vossa piedade,

12 enquanto esperais e apressais o dia de Deus, esse dia em que se hão de dissolver os céus inflamados e se hão de fundir os elementos abrasados!

13 Nós, porém, segundo sua promessa, esperamos novos céus e uma nova terra, nos quais habitará a justiça.

14 Portanto, caríssimos, espe­rando essas coisas, esforçai-vos em ser por ele achados sem mácula e irrepreensíveis na paz.

15 Reconhecei que a longa paciência de nosso Senhor vos é salutar, como também vosso caríssimo irmão Paulo vos escreveu, segundo o dom de sabedoria que lhe foi dado.*

16 É o que ele faz em todas as suas cartas, nas quais fala nesses assuntos. Nelas há algumas passagens difíceis de entender, cujo sentido os espíritos ignorantes ou pouco fortalecidos deturpam, para a sua própria ruína, como o fazem também com as demais Escrituras.*

17 Vós, pois, caríssimos, advertidos de antemão, tomai cuidado para que não caiais da vossa firmeza, levados pelo erro desses homens ímpios.

18 Mas crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele a glória, agora e eternamente.




Versículos relacionados com II São Pedro, 3:

O capítulo 3 de 2 Pedro trata sobre a volta de Jesus Cristo e a destruição do mundo pelo fogo. Pedro exorta os cristãos a viverem de forma piedosa e a esperarem ansiosamente a volta de Cristo. Abaixo, seguem cinco versículos relacionados com os temas abordados no capítulo:

Mateus 24:36: "Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente o Pai." Este versículo fala sobre a incerteza da data da volta de Cristo, o que corrobora com o ensinamento de Pedro em 2 Pedro 3:10 sobre a vinda do Senhor "como um ladrão".

Hebreus 10:27: "Mas uma terrível expectativa de juízo e um fogo ardente que há de devorar os adversários." O autor de Hebreus fala sobre a punição dos ímpios no dia do juízo, tema que também é abordado por Pedro em 2 Pedro 3:7.

Tiago 5:7-8: "Sede, pois, irmãos, pacientes até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia. Sede vós também pacientes e fortalecei o vosso coração, pois a vinda do Senhor está próxima." Tiago exorta os cristãos a terem paciência até a volta de Cristo, assim como Pedro faz em 2 Pedro 3.

1 Tessalonicenses 5:2-3: "Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como um ladrão de noite. Quando disserem: Paz e segurança!, então repentina destruição virá sobre eles, como as dores de parto sobre a que está grávida, e de modo nenhum escaparão." Paulo também usa a imagem do ladrão para descrever a vinda de Cristo, assim como Pedro em 2 Pedro 3:10.

Apocalipse 21:1: "Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe." João fala sobre a nova criação que Deus fará após a destruição do mundo pelo fogo, tema que é mencionado por Pedro em 2 Pedro 3:13.



Chapters: