Gálatas, 4

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Insisto: enquanto o herdeiro é menino, em nada difere de um servo, ainda que seja senhor de tudo,

2 mas está debaixo dos tutores e curadores, até ao tempo determinado pelo pai;

3 assim também nós, quando éramos meninos (isto é, sujeitos à lei), éramos servos dos elementos do mundo. (ver nota)

4 Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, feito da mulher, feito sob a lei,

5 a fim de que remisse aqueles que estavam sob a lei, para que recebêssemos a adoção de filhos.

6 E, porque vós sois filhos, Deus mandou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Abba, Pai! (ver nota)

7 Portanto já não és servo, mas filho; e, se és filho, também és herdeiro de Deus.

8 Outrora, realmente, não conhecendo a Deus, servíeis aqueles que por natureza não são deuses.

9 Porém, agora, tendo vós conhecido a Deus, ou antes, sendo conhecidos dele, como voltais novamente aos rudimentos fracos e pobres (da lei), aos quais quereis de novo servir?

10 Observais os dias, os meses, as estações e os anos (segundo os ritos da lei de Moisés).

11 Temo ter trabalhado inutilmente entre vós.

12 Sede como eu, porque também eu sou (agora) como vós. Eu vo-lo peço, irmãos. Vós em nada me ofendestes. (ver nota)

13 Sabeis que da primeira vez vos preguei o Evangelho estando muito doente. E este corpo, que era uma prova para vós,

14 não o desprezastes nem rejeitastes, antes me recebestes como um anjo de Deus, como Cristo Jesus.

15 Onde está, pois, (agora) aquela vossa felicidade? Porque posso testemunhar que (então), se fosse possível, vós arrancaríeis os olhos para nos dar.

16 Tornei-me eu logo vosso inimigo, porque vos disse a verdade?

17 Esses (falsos apóstolos)mostram-se cheios de afeto por vós, mas não retamente ; antes querem-vos separar de nós, para serem objecto do vosso afeto.

18 É bom ser objecto de afeição, mas sempre, e não só quando estou presente entre vós.

19 Filhinhos meus — por quem eu sinto de novo as dores do parto, até que Jesus Cristo se forme em vós — (ver nota)

20 bem quisera eu estar agora convosco para adaptar a minha linguagem (segundo as vossas necessidades), porque estou perplexo a vosso respeito.

21 Dizei-me: vós, que quereis estar debaixo da lei, não entendeis a lei ?

22 Com efeito, está escrito que Abraão teve dois filhos: um da escrava e outro da (mulher) livre.

23 Mas o da escrava nasceu segundo a carne, e o da livre, (nasceu) em virtude da promessa;

24 tais coisas foram ditas por alegoria, porque estas duas mulheres são as duas alianças. Uma, a do monte Sinai, que gera para a escravidão ; esta é (figurada em) Agar,

25 porque o Sinai é um monte da Arábia, o qual corresponde à Jerusalém atual (isto é, a Sinagoga) a qual é escrava com seus filhos.

26 Mas aquela Jerusalém, que é de cima, (isto é, a Igreja de Jesus figurada em Sara) é livre e é nossa mãe.

27 Porque está escrito: Alegra-te, ó estéril, que não dás à luz, exulta e clama de alegria, tu que não estás de parto; porque são muitos mais os filhos da abandonada (como estéril), que daquela que tem marido (Is. 54, 1).

28 E vós, irmãos, sois filhos da promessa como Isaac.

29 Mas, assim como então aquele que tinha nascido segundo a carne perseguia o nascido segundo o espírito, assim (acontece) também agora.

30 Mas que diz a Escritura? Lança fora a escrava e o seu filho, porque o filho da escrava não será herdeiro com o filho da livre (Gn. 21, 10).

31 Por isso, irmãos, não somos filhos da escrava, mas da livre.




Versículos relacionados com Gálatas, 4:

Em Gálatas 4, Paulo continua a argumentar contra os ensinamentos dos falsos mestres que tentam persuadir os gálatas a retornar à observância da lei mosaica. Ele usa uma metáfora de um herdeiro que, enquanto é menor de idade, não tem autoridade sobre sua herança e é controlado por tutores e administradores. Paulo usa isso para ilustrar que os crentes judeus sob a lei estavam em um estado de menoridade espiritual, mas agora, através da fé em Cristo, se tornaram filhos maduros e herdeiros de Deus. Os versículos a seguir se relacionam com os temas abordados em Gálatas 4:

Romanos 8:15: "Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: "Aba, Pai"." Este versículo destaca a relação de adoção dos crentes como filhos de Deus, que é um tema central em Gálatas 4.

Colossenses 2:8: "Cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo." Paulo adverte os colossenses a não serem escravizados por ensinamentos humanos e tradições, que é um dos principais argumentos de Paulo em Gálatas 4.

Romanos 6:14: "Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da Lei, mas debaixo da graça." Esse versículo destaca a liberdade dos crentes do domínio do pecado e da lei, que é um tema importante em Gálatas 4.

Efésios 2:19: "Assim, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus." Paulo enfatiza a relação dos crentes com a família de Deus, que é um tema central em Gálatas 4.

Hebreus 2:15: "e livrasse aqueles que, pelo medo da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida." Esse versículo destaca a libertação dos crentes da escravidão do medo da morte, que é um tema central em Gálatas 4, onde Paulo argumenta que a observância da lei é uma forma de escravidão que traz medo e insegurança espirituais.


Chapters: