Apocalipse, 22

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Depois (o anjo) mostrou-me um rio de água viva resplandecente como cristal, que saía do trono de Deus e do Cordeiro.

2 No meio da praça da cidade, e de uma e de outra parte do rio, estava uma árvore de vida, que doze vezes, dá frutos uma em cada mês, árvore cujas folhas servem para curar as nações. (ver nota)

3 Não haverá ali jamais maldição; o trono de Deus e do Cordeiro estará na cidade; os seus servos o servirão,

4 e verão a sua face, e o seu nome estará sobre as suas frontes.

5 Não haverá ali mais noite, nem eles terão necessidade de luz de lâmpada nem de luz de sol, porque o Senhor Deus os alumiará, e reinarão pelos séculos dos séculos.

6 (O anjo) disse-me: "Estas palavras são muito certas e verdadeiras, e o Senhor, Deus dos espíritos dos profetas, enviou o seu anjo a mostrar aos seus servos as coisas que devem acontecer dentro de pouco tempo.

7 E eis que venho (diz o Senhor) sem demora. Bem aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro."

8 E eu, João, (sou) o que ouvi e o que vi estas coisas. Depois de ter ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava, para o adorar.

9 Porém ele disse-me: "Vê, não faças tal: eu sou servo (de Deus) como tu, como teus irmãos, os profetas, e como aqueles que guardam as palavras da profecia deste livro. Adora a Deus."

10 E disse-me: "Não seles as palavras da profecia deste livro, porque o tempo está próximo. (ver nota)

11 Aquele que é injusto, continue a praticar a injustiça; aquele que é impuro, continue na impureza; aquele que é justo, continue a praticar a justiça; aquele que é santo, continue a santificar-se. (ver nota)

12 Eis que venho sem demora, e a minha recompensa está comigo, para retribuir a cada um segundo a sua obra.

13 Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o último, o princípio e o fim.

14 Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestes (no sangue do Cordeiro) para terem direito à árvore de vida e entrarem na cidade pelas portas. (ver nota)

15 (Ficam) fora os cães, os feiticeiros, os impudicos, os homicidas, os idólatras e todo o que ama e pratica a mentira." (ver nota)

16 "Eu, Jesus,enviei o meu anjo, para vos atestar estas coisas a respeito das Igrejas. Eu sou a raiz e a geração de David, a estrela resplandecente da manhã."

17 E o Espírito (Santo) e a Esposa dizem: "Vem! E o que ouve, diga; "Vem!" E o que tem sede, venha; e o que quer, receba de graça a água da vida. (ver nota)

18 Eu declaro a todos os que ouvem as palavras da profecia deste livro: se alguém lhes juntar (algum a coisa), Deus carregará sobre ele as pragas escritas neste livro.

19 Se alguém tirar qualquer coisa das palavras da profecia deste livro. Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida e da cidade santa, que estão descritas neste livro.

20 O que dá testemunho destas coisas, diz: "Sim, venho sem demora." Amen. Vem, Senhor Jesus. (ver nota)

21 A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos. Amen. (ver nota)




Versículos relacionados com Apocalipse, 22:

Apocalipse 22 trata do final da história da humanidade e do retorno de Jesus Cristo. Neste capítulo, há a descrição da nova Jerusalém, a cidade santa, e a promessa da vida eterna para aqueles que seguem a Deus. Para encontrar cinco versículos relacionados com os temas deste capítulo, podemos buscar referências sobre a volta de Jesus, a cidade santa, e a vida eterna. A seguir, estão os versículos selecionados em ordem de proximidade com os temas de Apocalipse 22:

Mateus 24:30: "Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as nações da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo sobre as nuvens do céu com poder e grande glória." Neste versículo, Jesus fala sobre a sua volta, que é um tema central em Apocalipse 22.

Hebreus 11:10: "Porque aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual o arquiteto e edificador é Deus." Este versículo fala sobre a cidade santa, que é descrita em detalhes em Apocalipse 22.

João 3:16: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." Este versículo fala sobre a promessa da vida eterna, que é mencionada em Apocalipse 22.

Mateus 25:46: "E estes irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna." Este versículo fala sobre a vida eterna e a punição para aqueles que rejeitam a Deus.

1 Tessalonicenses 4:16-17: "Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois, nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor." Este versículo fala sobre a volta de Jesus e a promessa da vida eterna para aqueles que seguem a Deus, temas que são centrais em Apocalipse 22.


Chapters: