I Tessalonicenses, 4

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Quanto ao mais, irmãos, nós vos rogamos e suplicamos, no Senhor Jesus, que, como aprendestes de nós de que maneira deveis andar para agradar a Deus, consoante já procedeis, façais nisto novos progressos.

2 Com efeito, sabeis que preceitos vos dei, por parte do Senhor Jesus.

3 Porquanto esta é a vontade de Deus, que vos santifiqueis: que eviteis a impudicícia,

4 que cada um de vós saiba possuir o seu corpo em santidade e honra,

5 não nas paixões desregradas, como fazem os gentios, que não conhecem a Deus,

6 e que ninguém oprima ou engane o seu irmão, nesta matéria, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como já vos dissemos e atestamos.

7 Em verdade, Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade.

8 Aquele, pois, que despreza isto, não despreza um homem, mas Deus, que vos dá o seu Espírito Santo.

9 Pelo que diz respeito à caridade fraterna, não temos necessidade de vos escrever, porque vós mesmos aprendestes de Deus que vos deveis amar uns aos outros.

10 E, de fato, assim o praticais com todos os irmãos em toda a Macedônia. Mas nós vos exortamos, irmãos, a avançar, cada vez mais (na prática desta virtude). (ver nota)

11 Procurai viver em paz, ocupar-vos dos vossos negócios e trabalhar com as vossas mãos, como vos ordenamos.

12 Assim tereis um proceder correto, aos olhos dos que estão fora (da Igreja), e não precisareis de ninguém. (ver nota)

13 Mas não queremos, irmãos, que estejais na ignorância acerca dos mortos, para que não vos entristeçais como os outros, que não têm esperança.

14 Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, (cremos) também (que) Deus trará com ele aqueles que morreram em Jesus.

15 Dizemo-vos isto, segundo a palavra do Senhor: os que estamos vivos, os sobreviventes, quando da vinda do Senhor, não passaremos adiante daqueles que morreram. (ver nota)

16 Porque o mesmo Senhor, ao sinal dado, à voz do Arcanjo, ao som da trombeta de Deus, descerá do céu: os que morreram em Cristo, ressuscitarão primeiro;

17 depois, nós os que vivemos, os sobreviventes, seremos arrebatados juntamente com eles sobre as nuvens, ao encontro de Cristo, nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.

18 Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.




Versículos relacionados com I Tessalonicenses, 4:

No capítulo 4 de 1 Tessalonicenses, Paulo exorta os tessalonicenses a viverem de maneira santa e agradável a Deus, especialmente em relação à sua sexualidade e conduta pessoal. Ele também os incentiva a amar uns aos outros e a ter esperança na volta de Cristo. Seguem cinco versículos que se relacionam com os temas abordados em 1 Tessalonicenses 4:

1 Coríntios 6:18-20: "Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo. Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de vocês mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo." Esse versículo enfatiza a importância de fugir da imoralidade sexual e de considerar o nosso corpo como um santuário do Espírito Santo, um tema que também é abordado em 1 Tessalonicenses 4.

Efésios 5:3: "Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual como também de nenhuma espécie de impureza e de cobiça; pois essas coisas não são próprias para os santos." Esse versículo enfatiza a importância de viver uma vida santa e pura, temas que também são abordados em 1 Tessalonicenses 4.

Romanos 12:10: "Amem-se cordialmente uns aos outros com amor fraternal e honrem-se preferindo-se uns aos outros." Esse versículo destaca a importância do amor fraternal e da honra mútua entre os irmãos, um tema que também é enfatizado em 1 Tessalonicenses 4.

1 Coríntios 15:51-52: "Eis que lhes digo um mistério: nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados." Esse versículo destaca a esperança dos cristãos na ressurreição e na transformação dos seus corpos, um tema que também é enfatizado em 1 Tessalonicenses 4.

Hebreus 13:4: "Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros." Esse versículo destaca a importância do casamento e da fidelidade conjugal, temas que também são abordados em 1 Tessalonicenses 4.


Chapters: