São Lucas, 22

Bíblia Ave Maria

70 Então, perguntaram todos: “Logo, tu és o Filho de Deus?”. Respondeu: “Sim, eu sou.




Versículos relacionados com São Lucas, 22:

São Lucas 22 narra a última ceia de Jesus com seus discípulos antes da sua crucificação, incluindo a instituição da Santa Ceia e a traição de Judas. O capítulo também aborda a oração de Jesus no Getsêmani, a prisão de Jesus e o julgamento diante do Sinédrio. Abaixo estão cinco versículos relacionados aos temas abordados em São Lucas 22:

Salmos 41:9: "Até o meu melhor amigo em quem eu confiava e que partilhava do meu pão, levantou contra mim o calcanhar" Este versículo profético do Salmo 41:9 se refere à traição de Judas contra Jesus, que era considerado seu amigo e companheiro.

Marcos 14:22-24: "Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e o deu aos seus discípulos, dizendo: "Tomem; isto é o meu corpo". Em seguida, tomou o cálice, deu graças e o ofereceu aos seus discípulos, e todos beberam dele. E lhes disse: "Isto é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos"" Esses versículos do Evangelho de Marcos relatam a instituição da Santa Ceia por Jesus durante a última ceia com seus discípulos, um evento também descrito em São Lucas 22.

Mateus 26:41: "Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca". Jesus disse essas palavras aos seus discípulos no Getsêmani, quando pediu que eles o acompanhassem em oração, mas encontrou-os dormindo. Essas palavras de Jesus reforçam a importância da oração e da vigilância espiritual.

Isaías 53:7: "Ele foi oprimido e afligido, contudo não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado para o matadouro, e como uma ovelha que diante dos seus tosquiadores fica calada, ele não abriu a sua boca." Este versículo profético de Isaías 53:7 descreve a submissão pacífica de Jesus durante seu julgamento e crucificação, que é narrado em São Lucas 22.

João 18:38: "Pilatos lhe perguntou: "O que é a verdade?"" Essa é a pergunta feita por Pilatos a Jesus durante seu julgamento, uma cena também descrita em São Lucas 22. A resposta de Jesus não é registrada, mas essa pergunta de Pilatos continua a ecoar em questões filosóficas e teológicas sobre a natureza da verdade.


Chapters: