Provérbios, 24

Bíblia Ave Maria

22 porque, de repente, surgirá sua desgraça. Quem conhece a destruição de uns e de outros?




Versículos relacionados com Provérbios, 24:

Provérbios 24 apresenta uma série de conselhos sobre a sabedoria, a justiça e a prudência, bem como alertas sobre a malícia e a inveja dos ímpios. Também são abordados temas como a preguiça, a responsabilidade e a retribuição. A seguir estão cinco versículos relacionados com esses temas:

Salmos 119:105: "Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho." Este versículo destaca a importância da sabedoria e da orientação divina para a vida de uma pessoa, que é um dos principais temas de Provérbios 24.

Provérbios 24:30-34: "Passei pelo campo do preguiçoso, e junto à vinha do homem carente de entendimento; e eis que estava toda cheia de cardos, e a sua superfície coberta de urtigas, e o seu muro de pedras estava derrubado. O que tendo eu visto, o tomei a mim mesmo por lição; vi e recebi instrução: um pouco de sono, um pouco de toscanejar, um pouco de cruzar os braços para dormir; e virá sobre ti a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado." Este trecho faz uma advertência sobre os perigos da preguiça e da negligência, e destaca a importância do trabalho e da diligência para alcançar a prosperidade.

Provérbios 24:12: "Se disseres: Eis que não o sabemos; porventura aquele que pondera os corações não o considera? Não o sabe aquele que atenta para a tua alma? Não dará ele ao homem conforme as suas obras?" Este versículo alerta sobre a responsabilidade pessoal e a retribuição das ações de uma pessoa, que são temas recorrentes em Provérbios 24.

Provérbios 24:17-18: "Não te alegres quando cair o teu inimigo, nem se regozije o teu coração quando ele tropeçar, para que o Senhor não o veja, e isso seja mau aos seus olhos, e desvie dele a sua ira." Este versículo ensina sobre a importância da justiça e da misericórdia, em oposição à malícia e à inveja, que são abordadas em Provérbios 24.

Provérbios 24:27: "Prepara-te fora para o trabalho, e aparelha-te no campo; depois edifica a tua casa." Este versículo destaca a importância do planejamento e da preparação para alcançar os objetivos na vida, e faz uma conexão entre o trabalho, a responsabilidade e a prosperidade.


Chapters: