Provérbios, 14

Bíblia Ave Maria

20 Até mesmo ao seu companheiro o pobre é odioso; numerosos são os amigos do rico.




Versículos relacionados com Provérbios, 14:

Provérbios 14 é um capítulo que fala sobre a sabedoria, a justiça e a conduta correta que devemos seguir na vida. Nele, encontramos conselhos sobre como devemos agir diante das adversidades e como devemos lidar com nossos relacionamentos interpessoais. A seguir, cinco versículos de diferentes livros da Bíblia que se relacionam com os temas abordados em Provérbios 14:

Tiago 1:19: "Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar." Este versículo fala sobre a importância de ouvir com atenção antes de falar ou agir impulsivamente, algo que é enfatizado em Provérbios 14:29, que diz: "O longânimo é grande em entendimento, mas o de ânimo precipitado exalta a loucura".

Efésios 4:26: "Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira." Este versículo fala sobre a necessidade de lidar com a raiva de forma adequada, sem deixá-la se transformar em pecado. Isso se relaciona com Provérbios 14:17, que diz: "O que se irrita facilmente faz tolices, mas o homem prudente encobre a afronta".

Colossenses 4:6: "A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um." Esse versículo fala sobre a importância de falar de forma amável e sábia, algo que também é enfatizado em Provérbios 14:7, que diz: "Vai-te da presença do homem insensato, pois nele não encontrarás lábios de conhecimento".

Filipenses 4:5: "Seja a vossa equidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor." Esse versículo fala sobre a importância de agir com justiça e equidade, algo que é enfatizado em Provérbios 14:31, que diz: "O que oprime ao pobre insulta àquele que o criou, mas o que se compadece do necessitado honra-o".

Gálatas 6:2: "Levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo." Esse versículo fala sobre a importância de ajudar uns aos outros em momentos difíceis, algo que é enfatizado em Provérbios 14:21, que diz: "O que despreza ao seu próximo peca, mas o que se compadece dos humildes é bem-aventurado".


Chapters: