Lamentações, 2

Bíblia Ave Maria

18 Tsade: Seu coração clama ao Senhor. Ó muralha da filha de Sião, transborda dia e noite a torrente de tuas lágrimas! Não te dês descanso, e teus olhos não cessem de chorar!




Versículos relacionados com Lamentações, 2:

Lamentações 2 descreve a destruição de Jerusalém pelo exército babilônico e a aflição do povo que ficou sem abrigo e alimento. O capítulo retrata a cidade de Jerusalém como uma viúva desolada que chora e clama por ajuda, mas ninguém a socorre. Abaixo estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em Lamentações 2:

Salmos 137:5-6: "Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, esqueça-se a minha direita da sua destreza. Se me não lembrar de ti, apegue-se-me a língua ao paladar; se não preferir Jerusalém à minha maior alegria." Este salmo retrata a dor e a saudade que os judeus exilados sentiam por sua cidade natal, Jerusalém, após a destruição dela pelos babilônios. Essa saudade é uma temática presente em Lamentações 2.

Isaías 3:26: "E as suas portas gemerão e prantearão; ela, desolada, se assentará no chão." Assim como em Lamentações 2, Isaías 3 descreve uma cidade (Jerusalém) desolada e sem esperança. Isaías também utiliza a imagem de portas gemendo e pranteando, que é uma figura de linguagem presente em Lamentações 2.

Ezequiel 27:30-31: "E prantearão sobre ti com amargura de alma, e farão sobre ti pranto amargo, dizendo: Quem houve cidade semelhante a Tiro, destruída no meio do mar? Quando os teus negociantes eram príncipes, e os teus mercadores os mais ilustres da terra..." Esse versículo descreve o lamento dos habitantes de Tiro, que também foi destruída. O pranto e a lamentação são temas comuns em Lamentações 2.

Joel 2:12-13: "Ainda assim, agora mesmo diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em beneficência, e se arrepende do mal." Joel exorta o povo a se arrepender de seus pecados e se voltar para Deus, que é misericordioso. Essa mensagem é similar àquela presente em Lamentações 2, onde o povo é descrito como merecedor da punição divina.

Zacarias 1:15: "E estou muito indignado contra as nações em segurança; porque eu estava um pouco indignado, mas eles agravaram o mal." Nesse versículo, Deus se mostra indignado com as nações que se sentem seguras enquanto Jerusalém foi destruída. Essa raiva divina também é presente em Lamentações 2, onde o povo sofre a punição de Deus por seus pecados.


Chapters: