Eclesiástico, 49

Bíblia Matos Soares (1956)

1 A memória de Josias é como uma composição de aromas feita por arte do perfumista. Em toda a boca será doce a sua lembrança como o mel, e como a música em banquete de (abundante) vinho.

3 Foi destinado por Deus para excitar a nação à penitência, e exterminou as abominações da impiedade.

4 Dirigiu o seu coração para o Senhor, e nos dias dos pecadores fortificou a piedade.

5 Excepto Davide, Ezequias e Josias, todos cometeram o pecado:

6 os reis de Judá deixaram a lei do Altíssimo, desprezaram o temor de Deus.

7 Por isso tiveram de entregar a outros o seu reino, e a sua glória a uma nação estrangeira,

8 Incendiaram a cidade escolhida, a cidade santa, e reduziram a um deserto as suas ruas, conforme a predição de Jeremias,

9 porque maltrataram aquele que foi consagrado profeta desde o ventre de sua mãe, para derrubar, arrancar e destruir, mas para depois reedificar e renovar.

10 Ezequiel teve uma visão de glória. que o Senhor lhe mostrou no carro dos querubins.

11 Anunciou a chuva para os inimigos de Deus, e os bens reservados para aqueles que seguiam o caminho recto.

12 Reverdeçam também os ossos dos doze profetas, nos seu túmulos, porque eles fortificaram Jacob, e salvaram-no por uma fé corajosa.

13 Como engrandeceremos nós a Zorobabel? Ele foi como um anel na mão direita. (ver nota)

14 Do mesmo modo, Jesus, filho de Josedec. Eles em seus dias edificaram a casa (de Deus). e levantaram ao Senhor o seu santo templo, destinado a uma glória sempiterna.

15 Também Neemias viverá na memória por largo tempo, ele que reergueu os nossos muros derribados, refez as portas e as fechaduras, e reedificou as nossas casas.

16 Nenhum nasceu no mundo como Henoch, o qual foi arrebatado da terra,

17 nem como José, que nasceu para ser o príncipe de seus irmãos, o esteio da nação, o governador dos seus irmãos, o firme arrimo do povo.

18 Os seus ossos foram visitados; depois da sua morte profetizaram,

19 Set e Sem alcançaram glória entre os homens, mas, sobre todos os seres vivos da criação, está Adão.




Versículos relacionados com Eclesiástico, 49:

Eclesiástico 49 descreve a história de Israel desde o tempo de Josué até a era dos profetas, enfatizando a importância dos líderes justos e a punição daqueles que abandonaram a lei de Deus. Abaixo estão cinco versículos relacionados com os temas abordados neste capítulo:

Deuteronômio 31:7-8: "Então Moisés chamou Josué e lhe disse na presença de todo o Israel: "Seja forte e corajoso, pois você irá com este povo para a terra que o Senhor jurou aos seus antepassados que lhes daria, e você os ajudará a tomá-la posse. O Senhor, Ele mesmo, irá à sua frente e estará com você; Ele nunca o deixará nem o abandonará. Não tenha medo; não se desanime." Este versículo fala sobre a passagem da liderança de Moisés para Josué, destacando a importância da coragem e da confiança em Deus.

Juízes 2:11-12: "Então os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do Senhor e serviram aos baalins, e deixaram ao Senhor Deus de seus pais, que os tinha tirado da terra do Egito, e seguiram outros deuses dentre os deuses dos povos que estavam ao seu redor, e adoraram a eles, e provocaram o Senhor." Este versículo descreve a infidelidade do povo de Israel para com Deus, mostrando as consequências da desobediência.

2 Samuel 23:3-4: "O Deus de Israel falou, a Rocha de Israel me disse: 'Quando alguém governa com justiça sobre os homens, quando governa no temor de Deus, é como a luz da manhã quando o sol brilha, como uma manhã sem nuvens quando a chuva faz florescer a relva na terra.'" Este versículo destaca a importância da justiça e do temor a Deus na liderança de um governante.

Isaías 1:27: "Sião será resgatada com justiça, e aqueles que se arrependem, com retidão." Este versículo fala sobre a importância do arrependimento e da justiça, mostrando que aqueles que se voltam para Deus serão redimidos.

Jeremias 31:33: "Esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias", declara o Senhor. "Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo." Este versículo fala sobre a promessa de Deus de colocar Sua lei no coração do povo de Israel, destacando a importância da obediência e da devoção a Ele.


Kapitel: