Jonas, 1

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Foi dirigida a palavra do Senhor a Jonas, filho de Amati, a qual dizia:

2 Levanta-te, vai a Nínive, a grande cidade, e prega nela, porque a sua malícia subiu até à minha presença.

3 Jonas, porém, pôs-se a caminho, resolvido a ir para Tarsis, para fugir da face do Senhor. Chegou a Jope, onde encontrou um navio que ia para Tarsis; pagou a sua passagem e entrou nele para ir com os outros passageiros a Tarsis, fugindo da face do Senhor.

4 Porém o Senhor enviou sobre o mar nm vento furioso, levantou no mar uma tão grande tempestade, que estava o navio em perigo de se fazer era pedaços,

5 Então os marinheiros temeram, clamando cada um ao seu deus, e alijaram ao mar toda a carga que traziam no navio para o aliviarem. Entretanto Jonas tinha descido ao porão do navio e lá dormia um profundo sono.

6 Foi ter com ele o capitão e disse-lhe: Como é que estás aqui a dormir? Levanta-te, invoca o teu Deus, a ver se porventura se lembra de nós e nos livra da morte.

7 Em seguida disseram uns para os outros: Vinde e deitemos sortes, para sabermos por que nos acontece este mal. Lançaram sortes, e caiu a sorte sobre Jonas.

8 Então disseram-lhe: Declara-nos qual é a causa deste perigo em que estamos. Qual a tua ocupação? Donde vens? Qual a tua terra? A que povo pertences?

9 Jonas respondeu-lhes: Sou Hebreu e adoro o Senhor, Deus do céu, que fez o mar e a terra.

10 Então os homens ficaram possuídos de grande medo e disseram-lhe: Por que fizeste isto? Com efeito compreenderam que ele ia fugindo da face do Senhor, pois, lho havia declarado.

11 Disseram-lhe: Que te havemos de fazer, para que consigamos calar o mar? Porque o mar se elevava e embravecia cada vez mais.

12 (Jonas) respondeu-lhes: Pegai em mim e lançai-me ao mar, e o mar se calará, porque sei que por minha causa é que vos sobreveio esta grande tempestade.

13 Entretanto remavam os marinheiros para ver se conseguiam ganhar terra; mas não podiam, porque o mar cada vez mais se empolava e se embravecia contra eles.

14 Então clamaram ao Senhor, dizendo: Senhor, que este homem não seja causa da nossa perdição; não faças cair sobre nós um sangue inocente, porque foste tu, Senhor, que isto fizeste como te aprouve.

15 Depois pegaram em Jonas e lançaram-no ao mar; no mesmo ponto cessou a fúria do mar.

16 Então conceberam estes homens um grande temor ao Senhor, ofereceram-lhe um sacrifício e fizeram-lhe votos.




Versículos relacionados com Jonas, 1:

Jonas 1 relata a história do chamado de Deus a Jonas para pregar em Nínive, mas em vez de obedecer, Jonas tenta fugir e acaba sendo lançado ao mar durante uma tempestade. Aqui estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em Jonas 1:

Provérbios 21:30: "Não há sabedoria, nem inteligência, nem conselho contra o Senhor." O capítulo de Jonas 1 ilustra claramente a inutilidade de tentar fugir do chamado de Deus. Jonas achou que poderia escapar da vontade de Deus, mas acabou encontrando-se em apuros. Este versículo de Provérbios reforça que nada pode resistir à vontade de Deus.

Salmos 139:7-8: "Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também." Este salmo destaca a onipresença de Deus e a impossibilidade de fugir de sua presença. Isso é exatamente o que Jonas tentou fazer, mas descobriu que não era possível.

Mateus 8:27: "E os homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?" Como Jonas 1 mostra, Deus tem poder sobre as tempestades e os mares. Neste versículo de Mateus, Jesus demonstra o mesmo poder ao acalmar uma tempestade.

Isaías 45:22: "Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro." Quando Jonas pediu para ser lançado ao mar para acalmar a tempestade, os marinheiros temeram a Deus e se voltaram para ele em oração. Este versículo de Isaías enfatiza a importância de buscar a salvação em Deus.

Atos 27:25: "Portanto, ó homens, tende bom ânimo; porque creio em Deus, que há de acontecer assim como me foi dito." Neste capítulo de Atos, Paulo está enfrentando uma tempestade em alto mar e encoraja os outros a confiar em Deus. Assim como Jonas, os marinheiros em Atos aprendem a confiar em Deus durante uma tempestade no mar.


Kapitel: