São Mateus, 25

Bíblia Ave Maria

32 Todas as nações se reu­nirão diante dele e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos.




Versículos relacionados com São Mateus, 25:

São Mateus 25 apresenta três parábolas de Jesus sobre o fim dos tempos e o julgamento final. A primeira é a parábola das dez virgens, que mostra a importância da preparação e vigilância para a vinda do noivo, que simboliza Jesus. A segunda é a parábola dos talentos, que enfatiza a responsabilidade que cada um tem de usar os dons que Deus lhe deu para o bem comum e o crescimento do Reino de Deus. A terceira é a parábola das ovelhas e dos bodes, que mostra que o julgamento final será baseado em nossas ações de amor e serviço aos outros.

1 Coríntios 12:7: "A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito para o proveito comum." Assim como a parábola dos talentos ensina, Deus nos deu dons e talentos específicos que devemos usar para o bem dos outros e a glória de Deus.

Tiago 1:22: "Sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos." A parábola das dez virgens enfatiza a importância da vigilância e preparação para a vinda do noivo. Essa vigilância inclui ouvir e obedecer a Palavra de Deus.

1 João 3:17: "Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus?" A parábola das ovelhas e dos bodes ensina que o julgamento final será baseado em nossas ações de amor e serviço aos outros. Esse versículo em particular enfatiza a importância de compartilhar nossos recursos com os necessitados.

1 Tessalonicenses 5:6: "Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos e sejamos sóbrios." A parábola das dez virgens enfatiza a importância da vigilância e preparação para a vinda do noivo. Esse versículo em particular enfatiza a necessidade de estar alerta e vigilante espiritualmente.

Romanos 12:13: "Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade." A parábola das ovelhas e dos bodes ensina que o julgamento final será baseado em nossas ações de amor e serviço aos outros. Esse versículo em particular enfatiza a importância de mostrar hospitalidade e compartilhar o que temos com os irmãos na fé.


Capítulos: