São Mateus, 23

Bíblia Ave Maria

8 Mas vós não vos façais chamar rabi, porque um só é o vosso preceptor, e vós sois todos irmãos.




Versículos relacionados com São Mateus, 23:

São Mateus 23 contém uma forte condenação de Jesus aos líderes religiosos da época por sua hipocrisia e arrogância. Ele os acusa de impor fardos pesados sobre o povo enquanto eles mesmos não praticam o que pregam. Abaixo estão cinco versículos relacionados com os temas abordados neste capítulo:

Jeremias 7:9-10: "Roubam e matam, cometem adultério e juram falsamente; fazem oferendas a Baal e seguem outros deuses que não conheceram. E ainda vêm ao meu templo e o profanam, a minha casa é chamada por eles de 'santuário', mas transformaram-na em covil de ladrões!" - Jesus acusa os líderes religiosos de hipocrisia por impor regras e fardos sobre o povo enquanto eles mesmos cometem pecados graves.

Provérbios 23:1-3: "Quando você se assentar para comer com um governante, pense bem no que está diante de você, e ponha uma faca à sua garganta se for dado a muitos apetites. Não cobice seus acepipes finos, pois é uma comida enganosa." - Jesus alerta que os líderes religiosos são motivados pelo desejo de ganho pessoal e poder, em vez de cuidar do povo.

Isaías 29:13: "Este povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A adoração que me prestam é feita só de regras ensinadas por homens." - Jesus acusa os líderes religiosos de se concentrarem apenas na aparência externa da religião e não na verdadeira adoração a Deus.

Ezequiel 34:2-3: "Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza e dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas? Comeis a gordura, vestis-vos com a lã, degolais o cevado; mas não apascentais as ovelhas." - Jesus acusa os líderes religiosos de não cuidar adequadamente do povo, mas em vez disso, se concentrar em seu próprio conforto e enriquecimento.

Mateus 6:1-2: "Cuidado com a prática da justiça diante dos outros, apenas para ser visto por eles. Se vocês agirem assim, não terão nenhuma recompensa do Pai celestial. Portanto, quando você der esmola, não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena recompensa." - Jesus acusa os líderes religiosos de fazer coisas boas apenas para serem vistos pelos outros, em vez de terem a verdadeira motivação de agradar a Deus.


Capítulos: