São Lucas, 20

Bíblia Ave Maria

46 “Guardai-vos dos escribas, que querem andar de roupas compridas e gostam das saudações nas praças públicas, das primeiras cadeiras nas sinagogas e dos primeiros lugares nos banquetes;




Versículos relacionados com São Lucas, 20:

O capítulo 20 de Lucas começa com os líderes religiosos questionando a autoridade de Jesus e termina com uma lição sobre o verdadeiro significado do amor e da generosidade. Alguns temas abordados incluem a autoridade de Jesus, a rejeição dos líderes religiosos, a responsabilidade dos cristãos em relação a Deus e a importância da generosidade e do amor ao próximo. A seguir estão cinco versículos relacionados com esses temas:

Salmo 118:22-23: "A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular. Isso veio do Senhor, e é algo maravilhoso aos nossos olhos." Este versículo é citado por Jesus em Lucas 20:17 quando Ele se refere a si mesmo como a pedra rejeitada pelos líderes religiosos, que acabará se tornando a pedra angular.

Isaías 5:1-2: "Eu cantarei para o meu amado a canção do meu amigo a respeito da sua vinha: O meu amado tinha uma vinha num outeiro fértil. E a cercou, e a limpou das pedras, e a plantou de excelentes vides; e edificou no meio dela uma torre, e também fez nela um lagar; e esperava que desse uvas boas, porém deu uvas bravas." Este versículo é referenciado em Lucas 20:9-19 na parábola da vinha, onde os líderes religiosos representam os lavradores maus que rejeitam os servos de Deus e acabam matando o filho do dono da vinha.

1 Coríntios 6:19-20: "Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo." Este versículo destaca a responsabilidade dos cristãos em relação ao seu corpo e como eles devem usá-lo para a glória de Deus. Isso se relaciona com Lucas 20:25, onde Jesus ensina a render a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.

Provérbios 11:24-25: "Há quem espalha, e ainda se lhe acrescenta mais; e há quem retém mais do que é justo, mas é para a sua perda. A alma generosa prosperará, e quem dá a beber será dessedentado." Este versículo destaca a importância da generosidade e como isso pode trazer bênçãos para a pessoa. Isso se relaciona com a história do pobre viúva em Lucas 20:45-21:4, que doou tudo o que tinha e recebeu o elogio de Jesus por sua generosidade.

Isaías 8:14: "Ele será como um santuário, mas também como uma pedra de tropeço e uma rocha que faz cair. Para os dois, tanto para a casa de Israel quanto para a casa de Judá, ele será uma armadilha e um laço." Este versículo profético descreve a dualidade de Jesus como um refúgio para alguns e uma pedra de tropeço para outros, algo que é abordado no capítulo 20 de Lucas.


Capítulos: