Rute, 2

Bíblia Ave Maria

22 Noemi respondeu-lhe: “É melhor, minha filha, que sigas as suas servas e que não te encontrem noutro campo”.




Versículos relacionados com Rute, 2:

Rute 2 trata da história de Rute, uma viúva moabita que vai colher espigas no campo de Boaz, um parente próximo de seu falecido marido. Nesse capítulo, é apresentada a generosidade e bondade de Boaz, que permite que Rute colha espigas em seu campo e ainda a protege e cuida dela. Além disso, o capítulo também mostra a relação de cuidado e lealdade entre Rute e sua sogra Noemi.

Provérbios 19:17: "Quem trata bem os pobres empresta ao Senhor, e ele o recompensará, dando-lhe tudo o que precisa." Este versículo mostra que Deus abençoa aqueles que tratam bem os necessitados, como Boaz fez ao permitir que Rute colhesse espigas em seu campo.

Deuteronômio 24:19: "Quando você estiver colhendo as uvas na sua vinha, não volte para apanhar o que tiver deixado. Deixe-o para o estrangeiro, o órfão e a viúva, para que o Senhor, o seu Deus, o abençoe em tudo o que fizer." Esse versículo mostra a importância de deixar restos nas colheitas para os necessitados, um costume que Boaz segue ao ordenar que seus trabalhadores deixem espigas para Rute.

Isaías 58:7: "Não é partilhar sua comida com o faminto, dar abrigo aos pobres sem teto, vestir o nu e não ignorar o seu semelhante necessitado?" Este versículo destaca a importância da generosidade e cuidado com os necessitados, uma atitude que Boaz demonstra ao proteger e cuidar de Rute.

1 Samuel 20:14-17: "E, se eu ainda viver, faça comigo a lealdade do Senhor, para que não apenas você, mas também a sua descendência depois de mim, nunca retire a sua lealdade para com a minha família." Este versículo fala sobre a lealdade e compromisso entre amigos, uma relação que também é demonstrada entre Rute e Noemi.

Salmos 91:4: "Ele o cobrirá com as suas penas, e sob as suas asas você encontrará refúgio; a fidelidade dele será o seu escudo protetor." Este versículo fala sobre a proteção divina e a fidelidade de Deus, algo que é evidenciado na história de Rute por meio da proteção e cuidado que Boaz oferece a ela.


Capítulos: