Neemias, 5

Bíblia Ave Maria

10 Eu mesmo, com meus irmãos e servos, nós emprestamos prata e trigo. Pois bem! Abandonemos o que nos devem.




Versículos relacionados com Neemias, 5:

Neemias 5 trata da opressão dos ricos sobre os pobres em Jerusalém, e da liderança de Neemias em confrontar essa situação injusta. Os versículos a seguir foram escolhidos por abordarem temas relacionados ao capítulo:

Provérbios 22:16: "Aquele que oprime os pobres para enriquecer-se, ou dá ao rico, certamente empobrecerá." Este verso destaca a injustiça da opressão dos pobres pelos ricos, e como essa prática pode levar a uma situação insustentável.

Isaías 58:6: "Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo, e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo?" Este verso enfatiza a importância de se livrar dos jugos de opressão, e como essa é uma parte essencial do verdadeiro jejum.

Jeremias 22:3: "Assim diz o Senhor: Praticai o direito e a justiça, livrai o oprimido das mãos do opressor, e não oprimais ao estrangeiro, nem ao órfão, nem à viúva; nem derrameis sangue inocente neste lugar." Este verso ressalta a responsabilidade dos líderes em praticar a justiça e proteger os oprimidos, em vez de contribuir para sua opressão.

Provérbios 29:7: "O justo conhece a causa dos pobres; mas o ímpio não entende tal conhecimento." Este verso mostra a diferença entre um líder justo, como Neemias, que compreende as lutas dos pobres, e um líder injusto, que não se preocupa com o sofrimento dos menos favorecidos.

Isaías 1:17: "Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas." Este verso destaca a importância de fazer o bem, procurar a justiça e ajudar os oprimidos, o que Neemias buscou fazer ao liderar o povo na reconstrução de Jerusalém.


Capítulos: