Neemias, 12

Bíblia Ave Maria

44 Naquele tempo, estabeleceram-se homens para guardar as salas que serviam de depósito para as oferendas, as ofertas, as primícias e os dízimos, onde foram recolhidas, em suas diversas divisões, as partes assinaladas pela Lei aos sacerdotes e levitas. O povo de Judá alegrou-se, vendo em seus postos os sacerdotes e os levitas,




Versículos relacionados com Neemias, 12:

O capítulo 12 de Neemias narra a dedicação dos muros de Jerusalém após sua reconstrução. Nele, são listados os sacerdotes e levitas que lideraram o povo na celebração da dedicação, além dos músicos e cantores que acompanharam o evento. A seguir estão cinco versículos relacionados aos temas abordados em Neemias 12:

1 Crônicas 25:6: "Todos estes foram sob a direção de seus pais para o canto na casa do Senhor, com címbalos, saltérios e harpas, para o ministério na casa de Deus, sob a direção do rei, de Asafe, de Jedutum e de Hemã." Este versículo menciona a importância dos músicos e cantores no serviço do templo, uma função destacada no capítulo 12 de Neemias.

Neemias 12:31: "Então fiz subir os príncipes de Judá sobre o muro, e constituí duas grandes companhias de louvores e ações de graças, a primeira das quais ia para a direita sobre o muro para a porta do monturo." Aqui, Neemias relata como organizou a celebração da dedicação, com duas companhias de louvor e ações de graças lideradas pelos príncipes de Judá.

Salmos 147:7: "Cantai ao Senhor em ação de graças; cantai louvores com harpa ao nosso Deus." Este versículo ressalta a importância do louvor e da ação de graças, elementos presentes na celebração da dedicação dos muros de Jerusalém.

Neemias 12:27: "À dedicação dos muros de Jerusalém buscaram os levitas de todos os lugares para trazê-los a Jerusalém, a fim de celebrarem a dedicação com alegria, com louvores, com canto, com saltérios, com harpas." Aqui, Neemias destaca como os levitas se uniram para celebrar a dedicação dos muros com alegria, louvores e música.

2 Crônicas 7:6: "E os sacerdotes estavam nos seus postos, como também os levitas com os instrumentos musicais do Senhor, que o rei Davi tinha feito para dar graças ao Senhor, porque a sua misericórdia dura para sempre, quando Davi louvava por meio deles; e os sacerdotes tocavam trombetas diante deles; e todo o Israel estava em pé." Este versículo descreve outra celebração de dedicação, desta vez do templo construído por Salomão, e destaca a presença dos sacerdotes e levitas com seus instrumentos musicais, outro elemento presente na celebração da dedicação dos muros de Jerusalém.


Capítulos: