Naum, 2

Bíblia Ave Maria

9 Nínive é semelhante a um tanque desde a sua origem. Eles fogem. “Parai! Parai!” Mas ninguém volta para trás.




Versículos relacionados com Naum, 2:

No capítulo 2 do livro de Naum, é descrita a queda de Nínive, a capital do Império Assírio, através de uma linguagem figurativa e descritiva. O capítulo descreve a aproximação do exército invasor, a destruição das muralhas da cidade, a fuga dos habitantes e o saque do tesouro da cidade. Abaixo seguem cinco versículos relacionados com os temas abordados em Naum 2:

Isaías 13:17: "Eis que despertarei contra eles os medos, que não se importam com a prata, nem desejam o ouro." O profeta Isaías, em sua mensagem de julgamento contra a Babilônia, anuncia que Deus usará os medos para destruí-la, mesmo que não estejam interessados no saque da cidade.

Jeremias 50:15: "Gritai contra ela ao redor; ela já se rendeu; caíram as suas torres, as suas muralhas estão derrubadas, pois esta é a vingança do Senhor; vingai-vos dela; como ela fez, fazei-lhe a ela." O profeta Jeremias também anuncia a queda da Babilônia e a destruição de suas muralhas e torres, assim como descrito em Naum 2.

Ezequiel 21:22: "Na sua mão está a varinha do meu Filho, e ele cortará deles; e a cada árvore escoherá, e a cada um escolherá para si mesmo um ramo verde." Neste verso, o profeta Ezequiel fala da espada de Deus que punirá os habitantes de Jerusalém e também pode ser relacionado com a descrição da destruição em Naum 2.

Salmos 46:6: "As nações se agitaram, os reinos se moveram; ele levantou a sua voz, e a terra se derreteu." Este salmo descreve a proteção de Deus para com o seu povo e a sua intervenção na história, trazendo juízo às nações rebeldes, o que se assemelha com a mensagem de Naum 2.

Zacarias 14:14: "E Judá também pelejará em Jerusalém, e se ajuntarão as riquezas de todas as nações circunvizinhas, ouro, e prata, e roupas, em grande abundância." Neste verso, Zacarias fala da vitória de Deus sobre as nações que se levantarão contra Jerusalém e da tomada de seus bens, o que se assemelha com a descrição do saque em Naum 2.


Capítulos: