Levítico, 13

Bíblia Ave Maria

31 Se o sacerdote averiguar que a chaga da tinha não parece mais funda que a pele, e nela não houver cabelos pretos, o sacerdote isolará durante sete dias aquele que tem a chaga da tinha.




Versículos relacionados com Levítico, 13:

Levítico 13 trata de como identificar e lidar com a lepra, uma doença contagiosa que era temida e considerada impura na época. O capítulo detalha os sintomas e características da lepra, bem como as medidas a serem tomadas para lidar com ela. Abaixo estão cinco versículos relacionados aos temas abordados em Levítico 13:

Números 12:10: "E a nuvem se retirou de sobre a tenda, e eis que Miriã ficou leprosa, branca como a neve; e olhou Arão para Miriã, e eis que estava leprosa." Este versículo descreve o momento em que Miriã, irmã de Moisés, foi afligida com lepra como punição por falar mal de Moisés. Isso mostra como a lepra era temida e vista como uma punição divina na época.

2 Reis 5:1: "Naamã, comandante do exército do rei da Síria, era um homem importante aos olhos do seu senhor e muito respeitado, porque por meio dele o Senhor dera vitória à Síria. Era valente, mas leproso." Este versículo destaca a importância social e militar de Naamã, apesar de sua lepra, e como a doença não discriminava entre as pessoas.

Lucas 17:12-13: "Ao entrar num povoado, dez leprosos dirigiram-se a ele, gritando: 'Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós!'". Este versículo narra o encontro de Jesus com um grupo de leprosos que imploram por sua cura, mostrando que a doença era considerada incurável na época e que a cura era vista como um milagre.

Marcos 1:40-42: "Veio um leproso a Jesus, suplicando-lhe de joelhos: 'Se quiseres, podes purificar-me!' Jesus compadeceu-se dele, estendeu a mão, tocou nele e disse: 'Quero. Seja purificado!' No mesmo instante a lepra o deixou, e ele foi purificado." Este versículo também destaca a capacidade de Jesus de curar a lepra, que era considerada incurável na época.

João 9:1-3: "Caminhando, Jesus viu um cego de nascença. Seus discípulos perguntaram: 'Mestre, quem pecou, este homem ou seus pais, para que nascesse cego?' 'Nem ele nem seus pais pecaram', disse Jesus, 'mas isto aconteceu para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele.'" Embora este versículo não se refira diretamente à lepra, ele sugere que a doença não era necessariamente um castigo divino por pecados cometidos, mas podia ter outras causas e propósitos.


Capítulos: