Levítico, 11

Bíblia Ave Maria

19 toda a variedade de garça, a poupa e o morcego.




Versículos relacionados com Levítico, 11:

Levítico 11 trata das leis alimentares e da distinção entre animais considerados puros e impuros para o consumo. As regras para a alimentação eram importantes para garantir a santidade do povo de Israel e agradar a Deus. Aqui estão cinco versículos relacionados a esses temas:

Deuteronômio 14:3-4: "Não comam nada detestável. São estes os animais que vocês poderão comer: o boi, a ovelha, a cabra..." Este versículo se relaciona diretamente com Levítico 11, pois também fala sobre as leis alimentares e a distinção entre animais puros e impuros.

Mateus 15:11: "O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem." Este versículo é interessante porque Jesus parece estar contradizendo as leis alimentares de Levítico 11. Ele está enfatizando que a santidade vem do coração e não de seguir regras externas.

Atos 10:13-15: "Então uma voz lhe disse: 'Levante-se, Pedro, mate e coma!' 'De modo nenhum, Senhor! Eu nunca comi nada impuro ou imundo', respondeu Pedro. A voz lhe falou pela segunda vez: 'Não chame impuro ao que Deus purificou'". Este episódio de Pedro em Jope mostra que a distinção entre animais puros e impuros não é mais necessária depois da vinda de Jesus.

Marcos 7:19: "Porque não entra em seu coração, mas em seu estômago, e é eliminado?" Ao dizer isso, Jesus estava explicando que os alimentos não afetam a relação do homem com Deus. Isso sugere que as leis alimentares de Levítico 11 eram mais para manter a ordem social do que para garantir a santidade.

Colossenses 2:16-17: "Portanto, que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem, ou com relação a alguma festividade religiosa ou à celebração das luas novas ou dos dias de sábado. Estas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo." Esse versículo sugere que a santidade não depende de seguir as leis alimentares de Levítico 11 ou de observar as festividades religiosas, mas sim de ter uma relação pessoal com Cristo.


Capítulos: