Josué, 9

Bíblia Ave Maria

14 Os israelitas, sem ter consultado o Senhor, aceitaram as suas provisões.




Versículos relacionados com Josué, 9:

Josué 9 relata o episódio em que os habitantes de Gibeom, preocupados com a ameaça de serem atacados por Israel, enganam os líderes israelitas fazendo-se passar por um povo distante que deseja fazer um tratado de paz. Os líderes de Israel caem no engano e fazem um pacto com os gibeonitas sem consultar a Deus. Abaixo estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em Josué 9.

Provérbios 14:15: "O tolo acredita em tudo, mas o sábio sabe discernir." Esse versículo fala da importância de não acreditar em tudo que se ouve, e de buscar a sabedoria e o discernimento antes de tomar decisões. Os líderes de Israel foram enganados pelos habitantes de Gibeom por terem sido tolos em acreditar em suas mentiras.

Provérbios 21:30: "Não há sabedoria, nem inteligência, nem conselho contra o Senhor." Esse versículo fala da soberania de Deus sobre todas as coisas. Os líderes de Israel não consultaram a Deus antes de fazerem um pacto com os gibeonitas, e pagaram o preço por essa falta de sabedoria.

Eclesiastes 5:4: "Quando fizeres algum voto a Deus, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. O que votares, paga-o." Esse versículo fala da importância de se cumprir os votos feitos a Deus. Os líderes de Israel haviam feito um pacto com os gibeonitas, mas não podiam desfazê-lo, pois haviam feito um juramento a Deus.

Mateus 10:16: "Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas." Esse versículo fala da necessidade de se manter vigilante e prudente em todas as situações. Os líderes de Israel foram enganados pelos habitantes de Gibeom por não terem sido prudentes.

Efésios 5:15: "Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios." Esse versículo fala da importância de se viver de forma sábia e prudente. Os líderes de Israel foram tolos em acreditar nas mentiras dos habitantes de Gibeom, e pagaram o preço por essa falta de sabedoria.


Capítulos: